Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/09/2009 - Portugal Diário Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ex-funcionário do SEF acusado de burlar imigrantes ilegais

«Inspector Maneta do SEF» terá burlado ao longo de quatro anos dezenas de imigrantes. Julgamento começou.

O Tribunal do Porto iniciou esta terça o julgamento de um ex-funcionário da Direcção-Geral dos Serviços Consulares que, alegadamente, se apresentava como Inspector do (SEF), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para burlar imigrantes ilegais, revelou fonte judicial à Lusa.

O processo envolve ainda, dois empresários da cidade, ambos da área da restauração, que alegadamente colaboravam com o principal arguido nas burlas aos imigrantes.

Segundo a acusação, o funcionário, conhecido entre os imigrantes como «Inspector Maneta do SEF», está a ser julgado pela alegada prática dos crimes de burla, ameaça, coacção, auxílio à imigração ilegal e à angariação de mão-de-obra ilegal, falsificação e furto de documentos.

O suspeito terá burlado, ao longo de quatro anos, várias dezenas de imigrantes, na sua maioria brasileiros.

Durante a operação policial, foram também apreendidos vários passaportes e documentos de imigrantes, dois computadores, carimbos e formulários.

Segundo a acusação, muitos dos imigrantes que nele acreditavam, pois confundiam a sua identidade de funcionário do serviço consular destinado a emigrantes portugueses com o de inspector do SEF.

Os lesados continuavam a pagar-lhe ao longo de vários meses, com a promessa de que o assunto estava «em vias de resolução».

Os lesados, que chegavam a ser atendidos pelo alegado burlão nas próprias instalações da Direcção-Geral, organismo tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, vão agora depor como testemunhas contra o arguido.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 261 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal