Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/09/2009 - Band Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Perfis falsos do Twitter espalham links maliciosos


Quem possui conta no Twitter sabe que, não muito raramente, algum perfil de alguém desconhecido o segue. A novidade é que, além de spam, essas contas podem também ser geradas por piratas virtuais que querem invadir computadores com vírus. Um alerta divulgado nesta segunda-feira (21) pela empresa de segurança F-Secure afirma que tais usuários falsos são produzidos automaticamente visando ataques em massa.

Diferente do que se pode pensar, as contas usam um padrão que as deixam realistas. De acordo com a F-Secure, os nomes dos usuários são geralmente em alemão, enquanto as localizações utilizam variadas cidades dos Estados Unidos. Os próprios perfis são decorados com papéis de parede diferentes do Twitter, para torná-los mais autênticos.

As mensagens enviadas pelos piratas são geradas automaticamente, baseadas na lista de tópicos de tendências no Twitter (ou seja, os termos mais utilizados na rede social), ou fazendo Retweet (ou RT, o ato de repetir a mensagem de outro usuário) de pessoas reais. A diferença é que os links passados conduzem a sites maliciosos que tentam assustá-lo com falsas ameaças de vírus e o induzem a instalar um software antivírus para removê-las - na verdade, o próprio programa é um vírus.

A recomendação da F-Secure é não clicar nos links de Twitters de pessoas que não conheçam. Também é bom desconfiar de qualquer tipo de programa antivírus que seja oferecido do nada - as empresas de segurança não costumam adotar tal comportamento. Além disso, é sempre aconselhável manter todos os programas do seu computador atualizados, incluindo o sistema operacional e o navegador de internet.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 377 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal