Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/09/2009 - INFO Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Mentirosos são pegos pela escrita

Por: Paula Rothman


SÃO PAULO – Pesquisadores descobriram que a mentira tem pernas mais curtas do que se imagina: ela agora pode ser detectada pelo modo de escrever de cada um.

A descoberta de que existe relação entre a caligrafia das pessoas e a veracidade dos fatos escritos por elas foi feita na Universidade de Haifa, em Israel, em um estudo liderado por Gil Luria e Sara Rosenblum.

Eles testaram 34 voluntários que escreveram duas histórias usando um sistema chamado ComPET (Computerized Penmanship Evaluation Tool). Nele, um pedaço de papel é posicionado em um tablet de computador e a pessoa utiliza uma caneta eletrônica sem fio com uma ponta sensível à pressão.

Os pesquisadores analisaram a escrita e descobriram que nos parágrafos mentirosos as pessoas não só apertavam com mais força a caneta eletrônica, como faziam traços mais longos e desenhavam letras mais altas que nos parágrafos verdadeiros. As diferenças não são perceptíveis aos olhos, mas foram detectadas pelo computador.

Não houve diferença entre as velocidades de escrita entre os textos falsos e os verdadeiros.

Uma das hipóteses é a de que a escrita muda porque o cérebro é forçado a trabalhar mais quando precisa inventar informações – o que acaba interferindo com a caligrafia.

O estudo ainda está em fase inicial, mas já foi publicado no Applied Cognitive Psychology. No futuro, ele poderá ser combinado com outras técnicas, como detectores de mentira, para determinar se alguém está ou não falando a verdade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 236 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal