Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/09/2009 - PlanetaUniversitário Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pesquisador da UnB desenvolve cartão magnético anti-clonagem


Ainda que os cartões de crédito e débito sejam cada vez mais seguros, o crime da clonagem ainda acontece com frequência na hora das compras. Pensando em solucionar este tipo de problema, José Maria Leocádio, mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, desenvolveu uma tecnologia que garante segurança anti-clonagem para cartões magnéticos e ainda agrega outros serviços, como identificão pessoal do dono do cartão.

A tecnologia que permitiu a criação do cartão inteligente foi produzida a partir da linguagem Java Card, uma extensão da programação Java. Com o chip reprogramado, os cartões bancários podem ser utilizados em quaisquer leitoras, inclusive as que copiam informações – conhecidas no jargão criminal como "chupa-cabras" –, protegendo os dados inscritos no cartão.

“O grande potencial do cartão inteligente é oferecer a mesma segurança que se tem com as certificações digitais, inclusive a utilizada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil)”, compara o pesquisador.

RISCOS - A socióloga Divina Jatobá, 48 anos, já perdeu completamente a confiança em lojas e bancos. Ela já teve seu cartão clonado três vezes, sendo que uma delas foi dentro da sua própria agência bancária.

Divina ainda usa cartões de crédito e débito para realizar transações, mas hoje desconfia das leitoras em qualquer lugar onde elas estejam. “Desconfio por igual, não tem lugar seguro. Temos mesmo é que ficar de olho atento”, alerta.

SEGURANÇA – Várias tecnologias podem ser utilizadas dentro dos chips de cartões magnéticos, mas para desenvolver o cartão inteligente, José Maria Leocádio prefeiriu o Java Card, por ser um software livre. Ele escreveu as funções no chip do cartão e desenvolveu uma maneira dele ser reconhecido em cartões e leitoras de vários fabricantes. As funções desenvolvidas permitem a utilização de recursos além dos sistemas de pagamento, como armazenamento de fotos do dono do cartão e dados pessoais de RG e CPF.

No protótipo, o chip é como os que existem em quaisquer cartões, mas com uma vantagem: um criptoprocessador que permite a personalização de informações e garante toda a segurança. “Com esta ferramenta é possível o armazenamento não apenas de dados bancários, mas também de fotos, ou seja, pode ser um identificador pessoal, um cartão de identidade e até mesmo um passaporte”, afirma o pesquisador.

APLICAÇÕES – O cartão inteligente pode ter outras finalidades. Por exemplo, ser chave de um laboratório de segurança, ou de grandes cofres, ou apenas funcionar como vale-transporte. “O fato de poder ser usado em qualquer leitora também torna o cartão mais caro, mas as vantagens justificariam o preço”, esclarece Leocádio.

Divina Jatobá estaria disposta a pagar mais pela nova tecnologia. “Já ouviu falar que tranquilidade não tem preço? Pois é. Resta saber até que ponto a tecnologia pode me ofertar isso”, desafia. Mas o cartão inteligente ainda não está disponível no mercado. Antes é preciso que a tecnologia seja patenteada, para que possa ser oferecida para uso comercial das empresas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 472 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal