Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/09/2009 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude no exame de naturalização de estrangeiros


O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deteve anteontem, sábado, 67 pessoas - portugueses e estrangeiros - por fraude nos exames de Língua Portuguesa a que são obrigados os candidatos a aquisição da nacionalidade portuguesa por naturalização. Os exames não eram feitos pelos candidatos. Foram fiscalizadas 34 escolas do continente e ilhas.

Segundo um comunicado divulgado ontem pelo SEF, já havia suspeitas de fraude na realização das provas escritas e o dia escolhido para lançar uma operação de larga escala, juntamente com a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, do Ministério da Educação, foi o passado sábado. As suspeitas foram confirmadas.

"Foi controlada a situação documental e identificados 2.075 indivíduos, de ambos os sexos (...). No total foram detectadas 64 situações de fraude, em que cidadãos de diversas nacionalidades se apresentavam a exame munidos dos documentos de identificação dos verdadeiros candidatos", refere o SEF. Três dos candidatos aguardavam no exterior o final da prova "para recuperar a documentação que tinham cedido a terceiros para realizar o exame no seu lugar". Também foram detidos.

Os suspeitos poderão vir a responder pelos crimes de uso de documento alheio e falsificação ou contrafacção de documentos. "Os detidos foram constituídos arguidos e nalguns casos presentes imediatamente em tribunal, enquanto outros foram notificados para comparência em tribunal na próxima segunda-feira", informa o SEF.

Os estabelecimentos de ensino fiscalizados situam-se no continente (29), no arquipélago dos Açores (três) e no da Madeira (dois). (A.S.)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 201 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal