Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/09/2009 - Band Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Popularização de bancos na internet provoca aumento de crimes

Por: Bárbara Forte


As transações bancárias pela internet têm se tornado cada vez mais comuns. Pagar contas, ver o saldo, fazer transferências de dinheiro, investimentos, entre outras ações se tornaram alternativas para a população. Contudo, essas ferramentas que servem para facilitar a vida, também podem trazer muita dor de cabeça. Segundo a multinacional especializada em segurança, Trend Micro, os índices de ameaças virtuais ligadas ao roubo de informações bancárias somam 80% e, a cada 2,6 segundos, surge um novo vírus.

Para o diretor geral e de marketing da empresa especializada em segurança de transações eletrônicas financeiras, ACI Worldwide , Hugo Costa, as invasões aumentam conforme o crescimento do uso da internet com ferramenta bancária. “A população está crescendo e utilizando mais a internet, porém, as fraudes na web também se tornaram mais viáveis de serem realizadas - é um método barato, que não precisa da clonagem de cartões e pode ser vendida”.

A engenheira de telecomunicações, Carolina da Cruz, 32, sofreu o problema duas vezes somente no mesmo banco. Ela utilizava a internet para ver o saldo de sua conta quando foi pedido a senha e assinatura eletrônica. A engenheira preencheu, acreditando que os dados eram necessários para o acesso - só para perceber que, a partir da data, começaram a fazer transferências e recargas de crédito em sua conta.

Segundo a engenheira, algumas instituições são bem menos seguras que outras. Hugo Costa, no entanto, alerta que dependendo do público do banco, pode haver mais invasões e até mesmo mais ações eficazes para os bandidos.

O diretor de marketing também alerta os usuários para se cuidarem quando estiverem utilizando o serviço online a partir de cinco regras básicas de segurança do internauta:

1- O usuário deve estar consciente do que é a transação e de como ela é feita no internet banking do próprio banco
2- O antivírus do computador do internauta deve sempre estar atualizado, para não ter riscos
3- O usuário não deve fazer transações em PCs desconhecidos
4- Toda vez que entrar no site, o usuário deve clicar no cadeado do lado direito da página para ver o certificado digital
5- A senha deve ser sigilosa - quanto mais pessoas souberem sua senha, mais suscetível você estará

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 275 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal