Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/09/2009 - Canal Rio Claro Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Procon de RC alerta para golpes de financeiras contra aposentados

Novas normas que passaram a valer nessa semana,vão dar mais segurança.

Tem sido alarmante o número de pessoas que estão sendo vítimas de golpes de financeiras em Rio Claro e nas cidades vizinhas, principalmente os aposentados. O alerta está sendo dado pelo Procon. Muitas pessoas atendidas pelo Órgão de Defesa do Consumidor,em Rio Claro ,são vítimas dos empréstimos consignados.

Os fraudadores, como explica o diretor superintendente do Procon Rio Claro, advogado Sergio Santoro,estão descontando dinheiro das contas das pessoas sem elas terem assinado nenhum tipo de contrato.

Nesse caso, Santoro,aconselha as pessoas a observarem mensalmente os descontos nos extratos de suas contas e, caso haja, algum desconto sem que a pessoa tenha consciência de sua procedência, procurar o INSS para solicitar um extrato mais detalhado. Se a pessoa descobrir que foi vítima da fraude das financeiras e só procurar o Procon, para o cancelamento da dívida.

Foi o que aconteceu com o aposentado Joaquim Cavalcante, que no mês passado observou que estava sendo descontado R$ 64,00 de sua conta. De imediato procurou o banco, foi encaminhado para o INSS e em seguida foi buscar ajuda no Procon . A sua audiência com a financeira e Procon foi realizada e ele saiu de lá com o contrato que nunca tinha assinado cancelado.

NOVAS NORMAS EM VIGOR PARA COIBIR FRAUDES

Com o objetivo de coibir as fraudes, o INSS publicou uma Instrução Normativa nº 01, no último mês de maio, com novas regras para empréstimos consignados aos aposentados. Ele agora só poderá comprometer 20% do seu salário para o pagamento dos empréstimos e este só poderá ser concedido apenas no Estado de origem ou de residência do solicitante.

Outra nova norma, que passou a valer nessa semana, é que agora somente o aposentado
tem acesso a senha para consulta de seu limite de emprestimo, que é fornecida pelo INSS e não mais as instituições financeiras .

O INSS informa que é proibido oferecer esse tipo de empréstimo por telefone e que os aposentados não devem repassar cópias de sua documentação para estranhos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 239 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal