Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/09/2009 - pe360graus Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe da monografia vira produto de exportação

Flagrante da Globo Nordeste revela que até as universidades estrangeiras estão sendo enganadas por estudantes.

O comércio ilegal de monografias, denunciado na quinta-feira (10) pela equipe de reportagem da Globo Nordeste, ultrapassou as fronteiras do País. Até universidades estrangeiras estão sendo vítimas da fraude, onde estudantes universitários compram o trabalho de conclusão de curso. A prática é considerada crime de violação de direito autoral cometido tanto por quem vende, como por quem compra.

A produção da Globo Nordeste foi até uma das empresas que vendem monografias. A fraudadora conta que o golpe está sendo exportado.

Fraudadora: “Eu já acompanho um doutorado há quase quatro anos, que eu acompanho uma menina. Ela faz em Barcelona”, revela.

Globo NE: Mas é em português ou espanhol?

Fraudadora: “Em português, depois é que faz a tradução”, explica.

E a mulher que vende trabalhos para os universitários confessa: só tem o ensino médio. “Eu só tenho segundo grau, nunca entrei na faculdade, e eu basta eu olhar um trabalho que eu descubro que ele é plágio. Precisa ser professor não”, declara.

Um advogado recorreu à indústria da monografia para comprar o trabalho da pós-graduação. "Eu estava muito sobrecarregado de trabalho, não estava em condições de pesquisar e fazer a monografia como deveria ser feita", conta pedindo anonimato.

Para tentar acabar com a fraude, os professores passaram a adotar técnicas para descobrir se o trabalho entregue pelo universitário foi mesmo feito por ele, ou não.

Os professores passaram a agir como investigadores. Orientador de 15 monografias por semestre, Isaac usa sites de busca e um programa específico para detectar textos copiados principalmente da internet.

“Nós analisamos a qualidade do trabalho que é analisado pelo aluno, comparamos com o histórico escolar e se houver uma discrepância muito grande, isso acende uma luz vermelha para que nós procuremos na internet algum indício de que ele está usando de um meio ilícito, fraudulento para concluir seu curso”, diz Isaac Luna, professor.

Se a fraude ou plágio não foram descobertos durante a elaboração do trabalho, a prova de fogo é na hora da apresentação da monografia diante da banca. O orientador e dois professores têm que estar preparados para tentar descobrir se o trabalho foi copiado, comprado ou se realmente o aluno fez a monografia que vai lhe dar o diploma.

A banca é rigorosa, faz perguntas estratégicas e com uma câmera grava as apresentações.

“Quando a gente não consegue detectar através de meios da internet, a gente sabatina o aluno, a banca sabatina o aluno não só quanto às referências da bibliografia que ele utilizou, mas também com o próprio conteúdo pontual do seu trabalho”, diz Caroline Fernandes, professora orientadora de monografias.

“O aluno que a banca detecta o plágio... Vai ser anunciada a reprovação dele e ele vai ter que repetir o semestre, a disciplina de metodologia, a disciplina de conclusão do curso”, diz Anabel Pessoa, professora.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 306 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal