Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/09/2009 - Público.pt - Última Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Recordista dos cartões de crédito roubados admite culpa

Pena pode chgar aos 25 anos de prisão.

Perante um tribunal dos EUA, o pirata informático Albert Gonzalez, de 28 anos, declarou-se culpado do roubo de dados relativos a 40 milhões de cartões de crédito e débito. Num outro processo, o hacker é ainda acusado de ter capturado os dados relativos a, pelo menos, 134 milhões de cartões. As autoridades têm agora o problema de não saber como indemnizar as vítimas.

A polícia confiscouuma arma, computadores, telemóveis, relógios, jóias e um apartamento a Gonzales, bem como 1,65 milhões de dólares em dinheiro (cerca de 1,1 milhões de euros) – muito menos do que as perdas que se estima terem sido provocadas pelo pirata.

Sobre Gonzalez pendem duas acusações de fraude informática. O caso dos 134 milhões de cartões de crédito e débito consta da acusação mais recente, que surgiu quando Gonzales já estava preso e a aguardar julgamento.

As autoridades americanas dão-no como o líder de um grupo de três pessoas que se dedicava a roubar os dados. Gonzales e os cúmplices acederam a bases de dados de algumas grandes empresas americanas (como uma cadeia de lojas para artigos domésticos, por exemplo). Esta informação era usada para fazer compras, levantar dinheiro ou simplesmente vendida no mercado negro dos dados roubados na Internet.

A sentença será conhecida em Dezembro e, só pela crime de que já admitiu a culpa, a pena pode ir até aos 25 anos de prisão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 239 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal