Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/09/2009 - Panapress Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Nigéria recupera $ 466 milhões de créditos ilegais


Lagos, Nigéria (PANA) - A Comissão de Luta contra os Delitos Económicos e Financeiros da Nigéria (EFCC) recuperou por enquanto cerca de 70 biliões nairas ($ 1 dólar americano= 150 nairas) de crédito sem garantia de pagamento.

O montante foi recuperado junto dos devedores de cinco bancos cujos presidentes directores-gerais foram demitidos das suas funções pelo Banco Central da Nigéria (CBN) por terem concedido mais de 700 biliões de nairas de crédito sem garantia de pagamento, o que afectou sobremaneira o capital líquido das suas instituições.

"Esta segunda-feira, cerca de 70 biliões de nairas foram recuperados junto dos devedores dos cinco bancos em causa. Estes fundos recuperados até agora mostram que a EFCC quer fazer com que nenhum devedor, sejam quais forem as suas funções, se tire desta situação sem pagar", declarou o porta- voz da EFCC, Femi Babafemi.

Ele indicou que a maior das somas recuperadas, 67 biliões de nairas, provém dos devedores do Afribank Plc.

Ele acrescentou que esforços foram sempre envidados para deter o ex-presidente director-geral do Intercontinental Bank Plc, Erastus Akingbola ao passo que os quatro ex-directores-gerais foram processados pela agência de luta contra a corrupção.

Em Agosto último, o CBN despediu os directores-gerais do Afribank, do Oceanic, do Intercontinental, do Finbank e do Union Bank e injectou 420 biliões de nairas nestes bancos para aumentar o seu capital de base.

O Banco Central divulgou depois uma lista dos maiores devedores destes bancos e deu-lhes um últimato: "paguem ou sejam processados".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 297 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal