Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/09/2009 - Portal 45 Graus Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpes por SMS em Roraima


BOA VISTA - Moradores de Roraima são alvo de golpistas que enviam mensagem por celular anunciando a premiação de um carro zero quilômetro. Segundo o jornal Folha de Boa Vista, um jornalista da empresa recebeu, na semana passada, uma dessas mensagens, e o jornal decidiu fazer a ligação para o número informado.

O golpe já atinge o Brasil inteiro e se torna a cada dia mais constante. Na mensagem está escrito: “SBT, 28 anos desafio Domingo Legal Celso Porttioli! Informação: seu aparelho foi premiado a 1 carro Kia Sul 0 Km. Para mais informações ligue grátis do fixo para 0318/599/297/039. Parabéns!”.

Na maioria das vezes estes criminosos conseguem enganar a população e provavelmente cometem o delito de dentro das cadeias de São Paulo. Através do número disponibilizado,o site da Folha de Boa Vista entrou em contato com os golpistas. Devido às perguntas feitas na primeira tentativa, a pessoa que atendeu a ligação desconfiou e desligou o telefone.

Na segunda tentativa, outro golpista falou sobre a suposta premiação, que já fez milhões de vítimas por todo o Brasil. O vocabulário usado pela pessoa que atende a ligação e as informações repassadas podem enganar facilmente quem não conhece o golpe. Os criminosos pedem para a pessoa tentar conseguir créditos para celulares que são utilizados por eles em ações criminosas de dentro do presídio.

O golpista diz que o aparelho foi “sorteado automaticamente”, mesmo que o dono não tenha enviado correspondência ou assistido ao programa de TV da emissora SBT. O objetivo da quadrilha é que a pessoa que recebeu a mensagem da suposta premiação compre créditos para celular pré-pago. Para ludibriar a vítima, o falsário não fala em “créditos”, e sim em “pontos da operadora”, como se a empresa telefônica também estivesse participando da premiação.

Segundo o site não foi possível ouvir a Polícia Civil sobre este golpe, devido o final de semana. Veja a conversa gravada entre os bandidos e a Folha. (HL)

A ligação

FOLHA: Alô!

GOLPISTA: SBT boa tarde! Com quem falo? Você está participando do quadro 28 anos do Domingo Legal.

FOLHA: Recebi uma mensagem informando que ganhei um carro. Queria mais informações.

GOLPISTA: Você assistiu o programa Domingo Legal no último domingo? Agora você vai participar de um desafio.

FOLHA: Assisti sim, mas não liguei para participar de nenhuma promoção. Como posso ter sido contemplada?

GOLPISTA: O seu aparelho participou de um sorteio automaticamente, sem precisar ligar para o programa. Agora você vai participar de um desafio para liberar o automóvel, que tem que ser feito em 60 minutos para você poder ganhar. O carro está avaliado nesta promoção em R$ 69 mil. Se conseguir completar o desafio, poderá escolher se vai querer o carro ou o valor em dinheiro. Você receberá o seu prêmio o mais rápido possível em 24h, na sua residência.

FOLHA: E como é esse desafio?

GOLPISTA: Quero que você pegue um papel e caneta para anotar algumas coisas que vão te auxiliar durante o desafio. Anota meu nome: Rua Pablo Montenegro, sala 8, estúdio F. Qual a operadora do seu celular?

FOLHA: É da Vivo.

GOLPISTA: Bem, durante o desafio não precisa participar apenas com a operadora do seu celular, porque vai ficar mais difícil de completar o teu desafio em 60 minutos. O desafio é feito através dos patrocinadores do programa. Anote os nomes que eu vou te falar. Nestlé, operadora TIM “Viver sem Fronteiras” e a operadora de celular Claro. Essas operadoras funcionam na localidade de sua residência?

FOLHA: Sim.

GOLPISTA: Você pode aceitar ou não o desafio. Caso não queira, você irá ganhar, pela participação, um aparelho móvel, em até, no máximo, 24 horas, da operadora que você preferir, pré-pago com mp9. O desafio será você conseguir dois produtos da Nestlé, acima de 100 gramas cada um dos produtos, 100 pontuações [créditos] da operadora TIM Viver sem Fronteira e 100 pontos da Claro. São cartões de recarga das operadoras que revende em pontos comerciais. Se você conseguir chegar com a tarefa cumprida antes de completar os 60 minutos, retornando a palavra chave da promoção estará com o desafio comprido e poderá escolher o prêmio.

Através do código de barra dos produtos você será re-embolsada. A numeração desses produtos vale apenas para substituir seus documentos pessoais. Você poderá escolher se quer receber o valor do carro ou carro em sua residência, em qualquer lugar do Brasil, no máximo em 24 horas. Ou ainda receber em São Paulo participando do Programa Domingo Legal ao lado do nosso apresentador Celso Portiolli. Você terá direito a levar dois acompanhantes, com viagem, hospedagem, alimentação e lazer para você e seus familiares. Qual a sua preferência?

FOLHA: Prefiro receber o prêmio no programa!

GOLPISTA: Você topa o desafio ou prefere receber apenas o celular em sua residência pela participação?

FOLHA: Mas tenho que cumprir meu desafio em 60 minutos? Eu preciso desligar e retornar depois?

GOLPISTA: Não, a ligação é totalmente gratuita e está sendo gravada por medida de segurança. Para dar início ao desafio você terá que apertar os números 028. Apertando o número começarão a ser cronometrados os 60 minutos. Anote a palavra chave: “28 anos do Domingo Legal realizando os meus sonhos”. Quando você estiver com os produtos em mãos, não irá falar alô e sim a frase para paralisar o seu tempo completando o desafio.

FOLHA: Mas como farei para mandar os produtos para vocês?

GOLPISTA: Não, através dos códigos de barras do produto, número de série, senha e valor você já estará participando, essas informações substituem os seus documentos. Dos produtos da Nestlé você irá passar o código de barra, o peso dos produtos, o valor e o nome dos produtos que terão que ser diferenciados. Das operadoras de celular podem ser cartões de operadoras diferenciadas, só que tem que completar os 200 pontos. Tem que passar o valor de cada um dos cartões, o código de senha, que só você tem acesso.

Somente você, a equipe do SBT e a produção do programa terão acesso. Após repassar as informações, serão conferidos os produtos e serão devolvidos os valores em sua residência. Depois você irá assinar um documento para receber o automóvel ou valor do carro. O carro sai com IPVA, emplacado, seguro e tanque cheio. Topa o desafio ou irá receber apenas o celular?

FOLHA: Topo sim. Quer dizer que se eu realizar toda a prova no tempo estipulado, você já me dirá se ganhei o carro?

GOLPISTA: Isso não é um sorteio, se você conseguir cumprir o desafio já ganha o carro automaticamente. No máximo em 24 horas uma equipe do programa estará indo a sua casa, um representante do SBT irá até sua residência. Você virá receber o seu automóvel no próximo programa, no outro final de semana. E aí vamos começar? (...)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 336 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: Equipe MdF - 16/05/2010 21:04

É golpe com certeza. Não esiste este tipo de promoção em nenhum lugar, menos ainda no SBT. Procure e leia a materia a respeito deste tipo de golpe publicada em nosso site. Boa sorte !!


Autor e data do comentário: José Leonidas de Souza Calmon - 16/05/2010 19:43

Hoje, 16 de maio dfe 2010 recebi uma ligação através do aparelho móvel, dizendo ser da SBT, e que eu tinha sido premiado com uma casa no valor de R$ 80.000,00 que poderia optar receber o imóvel ou o valor. Insistiram em receber dados bancários que me neguei a fornecer. Passei apenas informações simples, como confirmação do número e ddd do aparelho. Como nagar, se foi conectado?
Solicito retorno pra saber se foi tentativa de golpe.



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal