Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/05/2008 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

SE: desmontado esquema de falsificação de multas

Por: Andrea Vaz


A Polícia de Sergipe desmontou um esquema de falsificação de boletos para pagamento de serviços e multas da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do Detran. Pelo menos seis mil boletos foram postados na agência dos Correios, em Maruim, somente nos últimos 15 dias.
» vc repórter: mande fotos e notícias

O delegado titular Joel Ferreira, da Delegacia de Defraudações, disse que não descarta a possibilidade de ter funcionários de órgãos como SMTT ou Detran envolvidos nas fraudes. Mas, para não atrapalhar as investigações, o delegado prefere manter em sigilo em qual dos órgãos ligados ao setor de trânsito os suspeitos se concentram para chegar aos responsáveis pela fraude. Segundo ele, já foram recebidos 11 boletos, fruto de boletins de ocorrências.

O juiz Eládio Pacheco Magalhães, substituto da 5ª Vara Cível, já determinou ao Banco Central o bloqueio imediato das contas correntes da empresa SM2T, acusada de fraudar licenciamentos e multas de trânsito do Detran e da SMTT. Nos boletos falsificados, a SM2T prometia descontos de até 30% para quem pagasse a multa até o prazo de vencimento. Os pagamentos deveriam ser efetuados nas agências dos bancos Itaú e Bradesco.

Além do desconto de 30% oferecido pela SM2T - percentual que não é dado pelo Detran, que oferece apenas 10% -, os boletos verdadeiros emitidos pelo Detran não possuem selo. "Já nos boletos falsos constam selos", destaca o delegado ao explicar que a fraude foi descoberta porque no falso Documento Único de Arrecadação (DUA), encaminhado às pessoas, consta que o pagamento deveria ser feito no Bradesco ou Itaú, mas a exclusividade para este tipo de arrecadação é do Banese.

O Detran acredita que 100 pessoas tenham sido lesadas. O Departamento Jurídico do Detran informou que quem fez o pagamento das multas nos Bancos Itaú ou Bradesco, só pode ter o prejuízo ressarcido caso entre na Justiça.

Conforme a assessoria de imprensa do Banese, ainda não foi registrado nenhum pagamento de boleto falso em uma de suas agências. E que na hipótese disso ter ocorrido, os boletos seguem para os bancos de origem - Itaú ou Bradesco - como constam nos documentos falsos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 270 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal