Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/09/2009 - TVI Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Conheça os casos de fraude que fazem história

Charles Ponzi encabeça a lista de transgressões

O caso de Bernard Madoff, o investidor que protagonizou a maior fraude de sempre em Wall Street, tem sido uma das principais notícias dos últimos tempos. Mas Madoff está longe de se sentir sozinho no que toca a esquemas fraudulentos.

Nos últimos meses, uma onda de fraudes tem assolado a economia mundial. Aqui fica um olhar sobre algumas alegadas fraudes financeiras perseguidas ao longo dos últimos anos, começando com Charles Ponzi, o homem que encabeça o número de transgressões.

Em 1920, Charles Ponzi burlou milhares de investidores, prometendo retornos absolutos em investimentos nacionais e estrangeiros, refere a «BusinessWeek». Assim, Ponzi tornou-se num milionário em poucos meses. Este investidor fez perder 20 milhões de dólares em pouco tempo e seis bancos foram arrastados para a falência.

Esquemas mais recentes

Outro dos protagonistas, Allen Stanford. Este homem, fundador do Stanford Financial Group prometia elevados retornos em depósitos. O seu caso foi descoberto este ano. Estima-se que tenha prejudicado os investidores em oito mil milhões de dólares.

Seguem-se Ralph Cioffi e Matthew Tannin, responsáveis do Bear Stearn, que mentiam aos investidores sobre o «estado de saúde» dos seus fundos. O caso de fraude foi conhecido em 2008. As consequências desta fraude estimam-se em 1,6 mil milhões de dólares.

Outro caso, mas desta vez na Société Générale. O operador Kerviel fez dezenas de milhões de negócios futuros, sem o conhecimento dos seus superiores. Quando o banco francês descobriu, Kerviel percebeu que os seus negócios obscuros já tinham gerado enormes prejuízos. Kerviel está à espera de julgamento e se condenado, pode ficar preso três anos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 256 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal