Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/09/2009 - administradores.com.br Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Medo de comprar pela internet?

Por: Fábio Bandeira de Mello


Na hora de comprar na internet, muitos consumidores se sentem inseguros em adquirir um produto através desse “novo” modelo comercial. O maior medo na hora de comprar online ainda é o receio de sofrer algum tipo de fraude.

Mas, a cada dia, as compras online estão se transformando em uma ferramenta mais segura e rápida na hora de adquirir alguma mercadoria. A evolução de métodos de segurança e a maior facilidade do acesso à internet pela população vêm transformando o acesso à web em uma enorme vitrine, possibilitando que produtos anunciados em qualquer canto do Brasil sejam visualizados em tempo real.

A facilidade do consumidor em comparar preços e pesquisar funcionalidades dos produtos sem sair de casa são fatores determinantes nesse crescimento. Outro motivo são as promoções encontradas na internet. Fatores como a não necessidade de um espaço físico para a venda (como as lojas convencionais), e a grande concorrência através desse meio comercial, influenciam no preço mais barato ao consumidor.

Entretanto, é importante salientar que é preciso tomar algumas cautelas básicas ao comprar pela internet para evitar contratempos. O especialista em mídias digitais Natan Sztamfater, diretor da portcasa.com.br, loja virtual voltada para artigos para o lar, apresenta nove dicas para se comprar com segurança através da internet.

1. Busque e Compare: Use todos os sites de busca e de comparação. Através deles, o consumidor pode encontrar oportunidades de compra e, sem dúvida, alguns descontos incríveis que a internet proporciona. Buscapé, Google, Yahoo, Bondfaro e Shopping Uol.

2. Pechinche: essa prática é ainda mais eficaz quando pesquisamos em lojas virtuais menores e segmentadas nos produtos que buscamos. Nesses portais, é possível conseguir descontos no frete e até mesmo no produto, uma vez que não possuem gastos grandes com propagandas como as grandes redes.

3. Cadastre-se: o ato de manter a interatividade com as lojas virtuais de sua preferência favorece na hora da compra. Muitos portais oferecem descontos e promoções relâmpagos para a base de clientes cadastrados e você recebe as mensagens em seu email, com muito mais comodidade.

4. Navegue nas redes sociais: busque e interaja com usuários das redes sociais. Peça ou pesquise informações em blogs e comunidades virtuais, esses canais costumam disponibilizar satisfações ou deficiências sobre as lojas virtuais.

5. Confiabilidade. Verifique se a loja virtual está classificada em sites como o da E-Bit.com.br que qualificam todo o comércio eletrônico.

6. Origem: Observe se a loja online disponibiliza telefone de contato ou endereço da loja física. Isso ajudará a qualificar a procedência do portal para mais confiabilidade.

7. Não compre gato por lebre: busque informações sobre o produto, observe as fotos publicadas e lembre-se que o CDC (Código de Defesa do Consumidor) garante a desistência das compras feitas pela internet por até sete dias, contados a partir do recebimento do produto.

8. Pagamento: A maioria dos sites aceita todas as bandeiras de cartão de crédito, boleto bancário e até mesmo por celular. Cada dia torna-se mais fácil e seguro comprar, mas sempre verifique a procedência do site.

9. Entrega: Lojas virtuais costumam utilizar transportadoras renomadas para efetuar a entrega. Verifique os preços do frete, compare tudo já que a internet oferece essa facilidade.

É importante estar atento às dicas do especialista na hora de comprar pela internet. Afinal, essa é uma grande vitrine moderna onde precisamos estar atentos às tentações e facilidades oferecidas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 308 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal