Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/09/2009 - EPTV.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia abre inquérito contra supletivo suspeito de vender diplomas

Duas das quatro unidades estão sendo investigadas no Sul de Minas.

A Polícia Civil de Varginha, Sul de Minas Gerais, abrirá inquérito para apurar a suspeita de venda de diplomas dos ensinos médio e fundamental pelo supletivo “Nova Visão”. A Instituição de ensino tem sede em São Paulo e possui unidades em Pouso Alegre, Varginha, Lavras e Passos. A garantia é de diploma em até seis meses.

Em Pouso Alegre, o supletivo já estava sendo investigado. A reportagem da EPTV comprovou que os candidatos não precisam frequentar as aulas para receber o diploma. O advogado Carlos Cornwall foi procurado por dois estudantes que pagaram e não conseguiram o diploma prometido pela instituição em Varginha. “Eles ligam e ninguém atende. Nós vamos entrar com processos na Justiça para ter o documento ou o dinheiro de volta”, explica.

A Polícia Civil informou que vai fazer uma vistoria para verificar se existia uma estrutura adequada para o funcionamento de salas de aula. Os funcionários do supletivo também podem ser indiciados. “As evidências de fraude são claras. Isso é estelionato”, diz o delegado regional Wagner Martins Guimarães.

Investigação

A escola, segundo a Secretaria de Educação do Rio, foi fechada no final do ano passado por vendas de diplomas e por emissão do documento para alunos de outros estados, o que é irregular. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública de São Paulo, o dono do cursinho, George Cassiano Zorzan Vieira, foi assassinado no dia 7 de agosto durante um assalto. As advogadas dele disseram que, desde então, os funcionários abandonaram as unidades do supletivo.

O delegado não descarta as hipóteses de simulação ou queima de arquivo na morte do dono do cursinho. “Temos que trabalhar com todas as hipóteses. A coincidência dele ter morrido nessa época é sugestiva demais. Pode ter ocorrido o assalto, mas vamos precisar fazer contato com a polícia de São Paulo”, informa.

Em Passos e Pouso Alegre, as escolas também estão fechadas. A polícia apreendeu vários documentos do supletivo, entre eles gabaritos de provas já preenchidos, aguardando apenas as assinaturas dos estudantes.

O Ministério da Educação informou que não carimba diplomas dos ensinos médio e fundamental. De acordo com o MEC, isso fica a cargo das secretarias de Educação de cada estado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 440 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal