Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/08/2009 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF inicia operação contra lavagem de dinheiro em três Estados


A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira uma operação com objetivo de desarticular a atuação de grupos suspeitos de crimes financeiros através de operações responsáveis pela evasão de divisas, câmbio ilegal, descaminho e lavagem de dinheiro.

Com a operação Harina, policiais federais foram distribuídos em 28 equipes e cumprem 28 mandados de busca e apreensão e 19 mandados de prisão nas cidades de São Paulo e Santos (em SP), Porto Alegre no Rio Grande do Sul, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, além de prisões no Uruguai com o apoio da Interpol.

Segundo a PF, um dos grupos criminosos utilizava-se de empresas interpostas (fantasmas) e sucessivas operações fictícias de compra e venda, para a realização de importações com valores subfaturados.

Para efetivar a evasão de divisas, os grupos realizavam, diariamente, operações conhecidas como dólar cabo, nas quais não há saída física da moeda, mas apenas um sistema extraoficial de compensação entre doleiros e clientes.

Os integrantes do grupo são acusados de evasão de divisas, descaminho, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, cujas penas, se condenados, podem chegar a 30 anos de prisão.

A operação foi batizada de Harina porque há produtos contrabandeados da Argentina.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 260 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal