Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/01/2007 - Último Segundo / EFE Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Enólogo francês é condenado por misturar vinhos com origem controlada


Paris, 12 jan (EFE).- Um enólogo francês foi condenado hoje a seis meses de prisão isentos de cumprimento por ter misturado vinhos que contam com a denominação de origem controlada (AOC, na sigla em francês), o que foi considerado uma fraude.

Os fatos remontam a maio de 2004, quando aconteceu uma inspeção surpresa na cooperativa vinícola Tain-L'Hermitage, da região de Côtes-du-Rhône (sul), que permitiu descobrir tonéis nos quais vinhos diferentes eram misturados, com a particularidade de que vários eram AOC, que contam com uma proteção especial, e outros eram do tipo de mesa comum.

Os inspetores apreenderam mais de 2.200 hectolitros resultantes das misturas, enquanto outros 600 já tinham sido vendidos pela cooperativa com rótulos que indicavam uma denominação de origem controlada.

O caso foi parar na Justiça e o enólogo chefe da adega, o presidente e a diretora geral da cooperativa tiveram de comparecer em juízo.

Os dois últimos foram absolvidos, enquanto o enólogo foi condenado a seis meses de prisão, embora o tribunal de Valence o tenha eximido da obrigatoriedade de cumpri-los.

Em sua decisão judicial, o tribunal multou a cooperativa, como pessoa jurídica, ao pagamento de uma multa de € 25 mil, e a indenizou em € 15 mil pelo conceito de danos e prejuízos ao Instituto Nacional das Denominações de Origem.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 387 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal