Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/01/2007 - Jornal Pequeno Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe do Torpedo da Brasil Telecom chega a São Luís


Um novo golpe vem sendo aplicado no Maranhão. Desta vez, trata-se de um falso sorteio envolvendo a empresa Brasil Telecom. Se a pessoa receber um torpedo com a notícia de que foi premiado com um carro, televisão ou qualquer outro produto, isso não representa que é seu dia de sorte. Esse é mais um tipo de golpe para extorquir créditos de celulares pré-pagos como os famosos “seqüestros relâmpagos”, nos quais algum familiar da vítima é contatado pelo celular e obrigado a fornecer créditos pré-pagos.

A fraude acontece assim: o usuário recebe um torpedo com a notícia de que foi premiado com um carro. No final do corpo da mensagem, aparece um telefone para a vítima ligar, que seria a de uma central de atendimento. Quando a pessoa liga, os atendentes pedem o número do telefone para confirmar que ela é a ganhadora e diz que para completar o cadastro é preciso que compre cartões de recarga de celular pré-pago, geralmente, pedem de oito a dez cartões. O atendente diz ainda que a pessoa tem apenas 30 minutos para realizar esta operação. Só assim o cadastro estará completo e o consumidor receberá o prêmio.

A estudante de Psicologia Cinthia de Cássia Cavalcante recebeu um desses SMS (ou torpedo). O dela foi em nome da Brasil Telecom com a informação de que tinha ganho um carro do modelo Celta. “Eu liguei para uma central. O número tinha o prefixo 85, de Fortaleza. Parecia realmente uma central telefônica, com barulho de teclado e tudo. Mas desconfiei quando o atendente condicionou o prêmio à compra dos cartões de recarga. Eles me pediram oito cartões no valor de R$ 20. Eu teria que gastar R$ 160. Eles disseram que me devolveriam o dinheiro”, contou.

Diante do aumento dessas ações, as operadoras de telefonia fixa e móvel decidiram iniciar uma campanha para alertar aos usuários. A Brasil Telecom, por exemplo, enviará mensagem de texto para seus usuários com o seguinte conteúdo: “BrT Inf: Tome cuidado com torpedos de premiações recebidos no seu celular. Confira as promoções da BrT através do site ou Ligue 1053. Não seja vitima de fraudes””. A campanha se chama “Golpe do Torpedo Premiado.”

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 407 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal