Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/08/2009 - Diário do Pará Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia investiga saques ilegais em Capanema


A Polícia Civil de Capanema, nordeste paraense, investiga casos de desvios de dinheiro depositado em contas correntes de clientes do Banpará no município. De uma delas, seis saques indevidos foram realizados, totalizando a quantia de R$ 5 mil. O acusado do crime é um funcionário da própria agência bancária. O fato foi descoberto depois que o delegado Roberto Neto, responsável pelo inquérito policial, requisitou a fita com as imagens do circuito interno do caixa eletrônico.

As imagens mostram o momento em que o bancário faz o saque da conta do correntista. Diante da constatação, o delegado indiciou o bancário e encaminhou, em cinco de agosto deste ano, o inquérito para a Justiça de Capanema. O titular da Polícia Civil de Capanema, delegado Rilmar Firmino, informa que o acusado é Ubiraci da Costa Nogueira Neto. Ele foi indiciado com base nos artigos 312 e 313-A, do Código Penal Brasileiro, respectivamente, pelos crimes de peculato e inserção de dados falsos em sistema de informação.

Uma das vítimas informou, através de boletim de ocorrência, que nos dias 28 e 29 de abril, seis saques foram feitos na conta corrente. A partir do relato, as investigações foram iniciadas. Durante a apuração, descobriu-se que um dos saques foi feito no caixa eletrônico, do tipo 24 horas, instalado na agência do Banco da Amazônia, em Capanema. Assim, como o caixa possui sistema de circuito de tv, o delegado Roberto requisitou ao banco as imagens registradas nos dois dias.

De acordo com as investigações, o bancário trocou a senha do cartão do cliente e a recadastrou em outro cartão com o qual fez os saques da conta. Ouvido em depoimento, na sede da Polícia Civil, o bancário alegou que, no dia 28 de abril, por volta de 8h, foi abordado em frente à agência em que trabalha por um homem desconhecido. Essa pessoa, segundo Ubiraci, solicitou-lhe ajuda para fazer um saque de sua conta corrente do Banpará em um caixa eletrônico localizado em outro banco.

O bancário alega que o homem teria insistido para ir à outra agência, apesar de os dois estarem em frente ao Banpará. “As imagens do circuito de tv do caixa eletrônico mostram que o bancário entrou sozinho para fazer o saque sem a companhia do suposto cliente”, avaliou o delegado Rilmar Firmino. Ainda, conforme as investigações, o bancário Ubiraci cadastrou em nome de outro funcionário a senha do cliente.

Também ouvido em interrogatório, o outro bancário alegou desconhecer a existência do cartão em seu nome. Diante da constatação dos crimes praticados pelo funcionário, o banco já ressarciu os prejuízos de dois clientes e determinou o afastamento do bancário das funções.

As investigações prosseguem para apurar e responsabilizar os autores dos desvios de dinheiro das contas correntes. O policial ressalta que existe outro inquérito em andamento para apurar o desvio de R$ 2 mil da conta de outro cliente, um aposentado, morador em Cachoeira do Piriá. “Ainda não foi possível provar a autoria desse crime”, salienta.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 293 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal