Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/08/2009 - Angola Press Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Dois dos cinco dirigentes de bancos destituídos procurados por fraude


Lagos- Dois dos cinco dirigentes de bancos destituídos a 14 de Agosto na Nigéria para má gestão estão a ser procurados e perseguidos por fraude, anunciou hoje (segunda-feira) a Agência anti-corrupção nigeriana.

"O antigo Director Geral do Intercontinental Bank plc, Erastus Akingbola, e o seu homólogo do Oceanic Bank plc, Cecilia Ibru, estão a ser procurados por uso fraudulento de facilidade de crédito, delito de iniciados, manipulação de mercado e branqueamento de fundos", indicou à AFP o porta-voz da Comissão dos crimes económicos e financeiros (EFCC) Femi Babafemi.

O público é chamado a levar às autoridades toda a informação sobre a localização dos dois responsáveis bancários que, de acordo com os meios de comunicação sociais locais, encontram-se em fuga no estrangeiro.

Erastus Akingbola e Cecilia Ibru fazem parte dos cinco líderes de bancos destituídos a 14 de Agosto pelo governador do Banco central da Nigéria (CBN), Sanusi Lamido Sanusi, por terem colocado os seus estabelecimentos em dificuldade na sequência da concessão de empréstimos que vão contra as regras prudenciais existentes.

De acordo com o governador do CBN, os empréstimos dos cinco bancos chegaram a atingir 2.800 biliões de nairas (12,6 biliões de euros). O CBN elaborou igualmente uma lista de várias dezenas de homens de negócios que se aproveitaram destes empréstimos emitidos pelos cinco bancos - Afribank, Union Bank, Oceanic Bank, FinBank e Intercontinental Bank.

A EFCC deu a estes acusados uma semana para reembolsar os empréstimos duvidosos ou fazer face ao processo.

O Estado, por seu turno, aplicou já 400 biliões de nairas (1,8 biliões de euros) para desencalhar os estabelecimentos bancários e evitar a sua falência.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 289 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal