Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/08/2009 - pe360graus Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Oito suspeitos de fraudar aposentadorias do INSS são presos em ação da PF

Entre os suspeitos estão dois funcionários da Previdência e um ex-empregado, além de pessoas que agiam como intermediárias; dinheiro deverá ser devolvido pelos beneficiários.

A Operação Guararapes, deflagrada por agentes da Polícia Federal (PF) no início da manhã desta quarta-feira (19), terminou com um saldo de oito pessoas presas. Elas são acusadas de envolvimento em um esquema montado para fraudar aposentadorias da Previdência Social. A maioria das fraudes foi feita na agência do INSS que fica em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Antes da 6h, sem despertar atenção, os policiais chegaram de carros descaracterizados a um prédio na Avenida Boa Viagem, zona sul do Recife, endereço de um médico que, de acordo com a PF, fraudava os laudos necessários no processo de concessão de benefícios da Previdência Social. Os agentes cumpriram mandados de condução coercitiva, que é uma ordem da justiça que obriga a pessoa a prestar depoimento à polícia.

As 7h30, os agentes deixaram o edifício, assim como o médico de identidade não revelada, que saiu dirigindo o próprio carro acompanhado de um agente, para prestar depoimento na Superintendência da Polícia Federal. Ele já foi liberado, mas foi indiciado por crime de peculato, que é quando o funcionário público usa o cargo para tirar vantagens pessoais.

Em outro ponto da Região Metropolitana, na agência da Previdência Social de Jaboatão dos Guararapes onde os benefícios irregulares foram concedidos, a Polícia Federal ocupou por mais de duas horas o prédio e recolheu documentos para análise.

As investigações começaram há dois anos, e revelaram que funcionários da Previdência inseriam informações falsas no cadastro de pessoas que tiveram benefícios recusados anteriormente. Foram encontradas irregularidades em 249 concessões. Eram fraudados principalmente benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição, e amparo assistencial a portadores de deficiência.

“Constatamos através da investigação a provável inclusão de vínculos fictícios para que os beneficiários tivessem benefícios da aposentadoria por tempo de serviço, além da suposta majoração nos valores do benefício, para as pessoas terem renda maior. Também verificamos conversão de tempo especial para que fossem concedidos esses benefícios indevidos”, disse o superintendente regional do INSS no Nordeste, José Nunes Filho.

“Nessa operação, foram presos dois servidores da ativa envolvidos, um servidor que já havia sido demitido por irregularidade e pessoas externas, que agiam como intermediários, facilitando para as pessoas que querem buscar aposentadoria no INSS de forma irregular”.

De acordo com o superintendente, a maioria dos benefícios já tinha sido indeferida anteriormente. “Todos os beneficiários serão chamados para prestar informações. Se comprovada a fraude, vamos cessar os benefícios e dar início a devolução de valores”, afirmou José Nunes Filho. “As pessoas envolvidas na facilitação também serão responsáveis pela devolução do dinheiro”.

Na Operação Guararapes cumpriu 23 mandados, sendo 12 de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e dois de intimação. 84 policiais e 14 servidores do INSS participam da operação realizada no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Maceió (AL). O Ministério da Previdência Social e o Ministério Público Federal calculam que o prejuízo ao INSS chegue a R$ 3 milhões.

Os presos foram levados para a sede da Polícia Federal, no Recife. A polícia foi proibida pela Justiça de facilitar a divulgação da imagem dos presos. Os seis homens e as duas mulheres permanecem no prédio da PF. Os homens devem seguir para o Centro de Triagem (Cotel) e as mulheres, para a Colônia Penal Feminina do Recife.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 278 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal