Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/08/2009 - Portal Terra / O Dia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Mulher conta como escapou de golpista inglês


A administradora carioca Verônica (nome fictício), 38 anos, conta como escapou do golpe de um estelionatário inglês graças a uma confusão. "Ele me pediu 1.200 libras (pouco mais de R$ 3.600) para uma cirurgia do filho. Pensei ter visto milhões e desconfiei. Não mandei o dinheiro", contou.

Ela o conheceu no mesmo site de relacionamentos frequentado por Paulo César, outro estelionatário que enganava mulheres. Em poucos dias, já trocavam juras de amor. "Ele dizia que me amaria para sempre, que eu era sua alma gêmea e que seu filho já me chamava de mãe. Nunca vi fotos da criança e isso me deixou alerta. Mas ele dizia que viria ao Brasil abrir uma empresa e comprar uma casa. Quando propus pegar um avião parar ver a criança doente, ele recuou", contou a administradora.

Fim de festa para o amante profissional

O jogo de sedução do técnico de informática Paulo César Dantas da Mota, 37 anos, chegou ao fim. Com as ilusões desfeitas depois de ver ontem no jornal Dia a foto do príncipe encantado preso, mais duas vítimas do golpista foram à 14ª DP (Leblon) no fim da tarde. Elas forneceram dados para complementar os registros feitos em outras delegacias, onde contaram também terem sido alvo de estelionato. Paulo - que tem 15 anotações criminais, 13 delas por ameaças e agressões - foi preso em flagrante por furto de documentos em Búzios. Sozinho na cela, o conquistador chorou.

Para a delegada Tércia Amoedo, que investigou o caso a partir da denúncia de agressão feita por uma mulher, o número de vítimas da lábia de Paulo pode ser muito maior. "Temos informação de que ele fazia isso há pelo menos cinco anos. Também recebemos uma denúncia anônima de outra vítima. Outra mulher que o reconheceu pelo jornal disse ter perdido R$ 8 mil. Ele as torturava psicologicamente e chegava a ligar 30 vezes para elas. Acredito que agora vários outros casos vão ser revelados", afirmou.

Os sites de relacionamento eram o ponto de partida para a escolha das presas. "Mulheres com mais de 40 anos, com situação estável e e carentes eram as vítimas. A maioria estava recém-separada e buscava um relacionamento estável", explicou a delegada. As investigações apontam que o sedutor se apresentava como fiscal da Receita Federal e com residência em São Paulo. Apaixonadas, as mulheres ofereciam suas casas para hospedá-lo no Rio, além de presentes, passeios e dinheiro. Quando o encanto acabava, ele ameaçava as vítimas, chegando a dizer que mataria seus filhos ou parentes próximos.

Foi a denúncia de que Paulo César escondia uma arma que levou a polícia ao apartamento onde ele vivia com a irmã e a avó doente, na Barra. Uma vítima, que namorou o golpista por quatro anos, contou ter sido agredida por ele numa boate. Ele mantinha vários relacionamentos simultâneos, aproveitando-se de carros de luxo, restaurantes e boates com o dinheiro de suas amantes para conquistar novas vítimas. Segundo a delegada, os documentos furtados encontrados no carro do avô de Paulo foram usados para instalar uma linha telefônica no imóvel da Barra.

Para o psiquiatra Leonardo Gama Filho, chefe do setor de psiquiatria do Hospital Lourenço Jorge, na Barra, pessoas com esse tipo de comportamento podem ser sociopatas. "São pessoas com dificuldade de conviver com as normas da sociedade, que querem se dar bem em cima dos outros", explica. Para o médico, os sociopatas têm características que atraem as pessoas.

"São envolventes, inteligentes e se expressam bem. Sabem articular uma história e não apresentam remorso ou escrúpulo de conseguir seus objetivos à custa da felicidade alheia", afirma. Paulo César foi transferido para a Polinter, em São Gonçalo. À polícia, disse apenas ser inocente.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 235 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal