Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/08/2009 - Última Instância Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Prisão de líder de quadrilha que clonava cartões é mantida pelo STJ


O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu manter a prisão de Pablo Kzar Andrade Costa, líder de uma quadrilha especializada em clonagem de cartões de crédito que atuava na cidade de Manaus, no Amazonas. A decisão é da 5ª Turma que negou habeas-corpus para revogar a ordem de prisão preventiva decretada em dezembro de 2008.

De acordo com os autos, no pedido de liberdade provisória, a defesa alegou excesso de prazo para a finalização da instrução criminal e constrangimento ilegal em razão da ausência de fundamentação do decreto prisional.

O TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas) já havia rejeitado pedido semelhante, ao decidir que, no caso, a manutenção da custódia preventiva é necessária para a garantia da ordem pública.

Segundo o relator, ministro Napoleão Nunes Maia, é sabido que, em face do princípio da inocência, a gravidade do crime imputado à pessoa não é suficiente para justificar sua segregação antes de decisão condenatória penal transitada em julgado, mas o caso em questão está respaldado em justificativas idôneas e suficientes para a decretação da custódia provisória.

Em seu voto, o relator ressaltou que a prisão cautelar foi decretada para a preservação da ordem pública diante de comprovada materialidade dos delitos, de indícios suficientes de autoria e da real periculosidade do paciente.

Além do réu responder a processo por crimes contra o patrimônio, é líder de uma organização extremamente organizada e responsável pela prática de clonagem de cartões de crédito, estelionato, tráfico de drogas, falsidade de documentos públicos e particulares, corrupção passiva e falsidade ideológica.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 371 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal