Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/01/2007 - Cliente SA Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Soluções tecnológicas de biometria ajudam a controlar os custos e a aprimorar o atendimento no setor

Por: Carlos Fagundes


As operadoras de planos de saúde não fazem segredo de que, diariamente, travam duras batalhas para manter o controle sobre os custos operacionais. Dizem, e com toda a razão, que somente assim conseguem encontrar o ponto de equilíbrio financeiro, aquele que mantém o sistema funcionando com eficiência e qualidade. Essa tarefa, que é árdua, indiscutivelmente, tem se tornado bem mais leve e efetiva com o aporte de novas soluções tecnológicas, que não apenas estão resolvendo uma série de problemas operacionais mas também agregando valores importantes ao sistema, como agilidade no atendimento e, até mesmo, o gerenciamento da saúde dos usuários.

Como se percebe, as soluções tecnológicas chegaram ao setor para ficar. Gradativamente estão se expandindo por todas as áreas e contribuindo para o o aperfeiçoamento, o que é extremamente positivo para os resultados do setor. Desse amplo universo de soluções tecnológicas que o setor está incorporando, a mais recente e que chama atenção é a da segurança contra fraudes.

As operadoras, com justa razão, são econômicas nas palavras quando tocam publicamente no assunto. Por isso, não é de se estranhar quando aqueles não muito próximos ao setor perguntem, com ar de surpresa e certo espanto, como isso pode acontecer num sistema que conta com uma série de amarras para contenção. Mas elas acontecem e, infelizmente, com certa freqüência.

O tipo de fraude mais comum é aquela em que uma pessoa qualquer, de posse do cartão de identificação de um usuário credenciado, com ou sem a sua autorização, faz uso indevido do serviço. Esse ilícito, que provoca prejuízos anuais de monta, está com os dias contados graças a biometria, uma solução tecnológica que mede, de maneira precisa, os traços biológicos de um indivíduo.

Diga-se a bem da verdade que essas soluções para a segurança não são lá tão recentes, porém o custo era considerado elevado. Agora, em função de uma somatória de razões, o sistema biométrico de reconhecimento das digitais tem uma relação custo-benefício considerada boa, daí a sua difusão no setor de saúde.

A solução de biometria de reconhecimento pelas digitais, além da detecção da fraude, oferece uma série de informações qualitativas que, gerenciadas com inteligência, propiciarão benefícios importantes tanto para o sistema quanto para os seus usuários. Cabe frisar que temos algumas empresas nacionais desenvolvendo trabalhos de excelência em soluções de tecnologia, sobretudo envolvendo a estrela do momento: a biometria. Não tenho dúvidas em afirmar que, num futuro breve, essa solução será incorporada por outros setores da nossa economia.

Carlos Fagundes é presidente da Polimed - Soluções Global em Saúde.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 401 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal