Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/08/2009 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Secretaria de Saúde do PR alerta sobre e-mails falsos da nova gripe

Por: Glauco Araújo

Correspondências eletrônicas falam sobre morte de médicos no estado. Governo paranaense nega a informação e diz que e-mails geram pânico.

A Secretaria de Saúde do Paraná alerta sobre a circulação de e-mails com informações falsas da nova gripe no estado. As correspondências eletrônicas afirmam que médicos e funcionários da Saúde estariam morrendo em decorrência do contágio do vírus Influenza A (H1N1). De acordo com dados do governo estadual, as mensagens também indicam que essas pessoas estariam adquirindo a doença no atendimento às vítimas da nova gripe. A veracidade das informações é contestada pelo estado.

Em balanço divulgado nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Saúde do Paraná confirmou mais 19 mortes provocadas pela nova gripe. Ao todo, já foram registrados 58 óbitos no estado.

Para Gilberto Martin, secretário de Saúde do Paraná, as mensagens falsas podem ser consideradas como 'terrorismo'. "Isso está se tornando lenda urbana, uma vez que não são baseadas em dados e estatísticas oficiais e não possuem fontes seguras que as tornem dignas de credibilidade."

Ainda segundo o secretário, toda informação recebida pelo estado é checada. "Todo trabalho e esforço da Secretaria da Saúde em repassar informações verdadeiras à população, com base em investigações criteriosas e avaliações técnicas, é prejudicado pela reprodução de e-mails sem fundamento. Isso só causa pânico."

Martin, que também é médico, disse que "não há motivos para pânico. Estamos em alerta por se tratar de um vírus novo e pouco conhecido, mas que tem uma letalidade menor que a da gripe comum."

Médicos pelo país

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), não há registros de médicos que tenham morrido em decorrência da nova gripe. Até esta quarta-feira (12), o órgão informou que não tinha recebido notificação dos estados sobre óbitos de médicos no país.

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná, Gerson Zafalon, disse que não há profissionais da área mortos no estado por causa da nova gripe. "Está circulando pela internet a informação de que tivemos colegas mortos por causa da nova gripe. Isso não é verdade. Apesar dessa pandemia de gripe, os profissionais seguem todas as medidas de proteção necessárias."

Alarme

Há também e-mails citando a morte de médicos da Unimed, em Curitiba. A empresa, por outro lado, divulgou nota negando a informação. Segundo o documento, as mensagens eletrônicas são apócrifas e trazem fatos que não correspondem à verdade e que lamentavelmente acaba por alarmar a população de modo absolutamente irresponsável.

"A Unimed Curitiba rechaça as informações apresentadas na aludida correspondência eletrônica, bem como, e principalmente, repudia a conduta adotada pelo autor desconhecido e expressa a sua confiança no atuar das autoridades de saúde no combate à gripe."

A recomendação da Secretaria de Saúde do Paraná é de que as pessoas busquem sites oficiais do governo, do Ministério da Saúde e das prefeituras municipais.

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nota informando que havia 296 pacientes com suspeita da nova gripe até sexta-feira (7). Destes, 113 foram internados, sendo 11 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Falsa campanha

Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também fez um alerta para e-mails falsos circulando em nome do órgão intitulado “Campanha para prevenção contra Gripe A H1N1 (Suína)”.

A agência esclarece que não envia e-mails sobre o assunto e que o conteúdo da mensagem pode provocar danos aos computadores dos usuários. Segundo a Anvisa, o trabalho de informação relativo à nova gripe é feito em portos, aeroportos e fronteiras e no site da agência.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 224 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal