Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/01/2007 - Agência Brasil Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Previdência alerta para risco de fraudes e abusos com empréstimo consignado

Por: Kelly Oliveira


Brasília - O diretor de Benefícios da Previdência Social, Benedito Brunca, lembra que são necessários cuidados com fraudes envolvendo os empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Segundo ele, o Ministério da Previdência Social registra cerca de mil casos do gênero por mês.

Ele lembra que, no caso de desconto indevido no benefício por conta de uma fraude, a instituição financeira é obrigada a ressarcir o aposentado ou pensionista. “Nossa orientação é que o beneficiário só deve tomar o crédito quando entende que isso é absolutamente necessário e que a decisão vai ficar compatível com a condição de vida dele", diz Brunca. "O beneficiário pode comprometer no máximo 30% do valor da aposentadoria ou pensão.”

Para o especialista em direito previdenciário Wladimir Martinez, não há como evitar que aposentados e pensionistas façam “mau uso” do empréstimo quando, por exemplo, o usam para pagar dívidas de familiares. “Sabe-se que existem desvios lamentáveis. Mas é uma questão cultural, que não se resolve com lei", diz ele. "Se o aposentado e pensionista faz o empréstimo, ele pode fazer o uso que quiser, gastando mal ou bem, segundo o arbítrio dele.”

Ele sugere que os bancos sejam obrigados a oferecer cartilhas sobre o uso “consciente" do empréstimo. "O ministério está com a faca, o queijo e a marmelada na mão. Ele pode impor essa cartilha, tanto que impôs um limite para os juros", diz o advogado.


"Os beneficiários precisam ser orientados individualmente. No contrato, só estão as regras do empréstimo, não tem o que deve-se fazer com o dinheiro”, diz ele. Brunca afirmou que a criação da cartilha está em estudo e que deve ser publicada até o final deste ano.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 378 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal