Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/08/2009 - INFO Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudes levantam US$ 34 milhões por mês

Por: James Della Valle


SÃO PAULO – Uma análise feita pelos pesquisadores da Panda Security apontou que fraudes na rede envolvendo roguewares chegam a arrecadar US$ 34 milhões por mês.

A técnica consiste em assustar as vítimas com falsos alertas de segurança, como um vírus ou uma invasão, por exemplo. Uma janela informa que, se o programa oferecido não for comprado, os dados do computador poderão ser destruídos. O software geralmente não faz nada além de remover os avisos.

A estimativa é de que, pelo menos, 35 milhões de máquinas são contaminadas por mês com esse tipo de fraude. “Esses programas são populares porque os criminosos não precisam se preocupar com o roubo de senhas ou dados pessoais”, afirmou Luis Corrons, diretor técnico do PandaLabs.

No começo do ano, os ataques se concentraram em redes sociais e serviços como Facebook, MySpace, Twitter e Digg. Fraudes que utilizam recursos para melhorar a posição de páginas maliciosas no topo de sites como Google e Bing (BlackHat SEO) também ajudaram a disseminar a praga.

O relatório informa que existem aproximadamente 200 famílias de roguewares. A Panda acredita que esse número deve crescer exponencialmente, pois a melhor forma de garantir que seus certificados continuem sendo validados pelos sistemas é criar novas versões das ameaças.

A empresa avisa que a melhor forma de proteção é manter os antivírus e sistemas de segurança atualizados. Não clicar em avisos sobre antivírus suspeitos e evitar a navegação em sites pouco confiáveis também ajuda a diminuir o risco de ameaça.

Quer proteger sua máquina? Baixe os programas de segurança no Downloads INFO.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 320 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal