Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/08/2009 - Yahoo Notícias / Magnet Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Scareware simula tela de erro clássica do Windows

Por: Fábio Resende

Programa leva usuários a comprar sistema de segurança inútil.

Um dos erros mais comuns das versões mais antigas do Windows é a tela azul da morte, um problema que forçava o usuário a reiniciar a máquina e perder todo o seu trabalho. Agora, bandidos digitais estão usando o medo dessa falha para vender antivirus falsos.

A intenção é fazer com que o dono dá máquina sinta-se ameaçado por vírus reais. Um link fornecido por um alerta de segurança o leva a uma página de compra onde ele se vê obrigado a comprar um antivírus falso que não faz nada além de roubar o dinheiro supostamente investido.

Scarewares não são novidade e sempre voltam às páginas de notícias. Nos últimos dias já noticiamos que estelionatários digitais estão simulando vírus para vender antivirus falsos ( tinyurl.com/mx4ebq ). Desta vez, além dos falsos vírus, os bandidos estão simulando falhas conhecidas do sistema operacional para ludibriar os usuários.

De acordo com o The Register , o scareware utilizado no golpe é batizado como SystemSecurity, que já roda pela rede desde 2008. Ele já pareceu com a interface de diversos antivírus famosos, mas essa é a primeira vez que aparece como impostor do erro clássico do Windows, o que pode deixar usuários desatentos ainda mais assustados.

O blog Rogue Antispyware informou que o programa responsável por disparar os avisos entra no sistema por meio de um codec falso de vídeo. Uma vez instalado, ele passa a exibir popups que só serão removidos com a compra do programa oferecido.

A melhor forma de evitar o problema é manter os programas de segurança atualizados, evitar sites de vídeos suspeitos e não usar software pirata de espécie alguma.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 283 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal