Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/08/2009 - Canal Rio Claro Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Procon alerta sobre golpe que vem aumentando em Rio Claro

Novo golpe na praça: do Protesto de Título.

O Procon e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (AnoregSP) informa à população e aos meios de comunicação a realização de uma nova modalidade de golpe, em que o criminoso se apresenta como oficial de um Cartórios de Notas e Protestos.

Por telefone , o estelionatário liga para a vítima , normalmente comerciantes, e se diz “oficial” do Cartório de Notas e Protesto de São Paulo, propondo o pagamento de um título (cheque ou nota promissória, por exemplo) de forma parcelada ou com desconto, por meio de depósito em uma conta corrente do “tabelião”, como forma de evitar o pagamento dos emolumentos devidos. Assim, o golpista diz que a vítima evitaria que seu CPF ou CNPJ fosse cadastrado junto aos órgãos de proteção de crédito (SCPC, por exemplo) e ainda ganharia um “desconto”.

O Procon esclarece que a atividade dos oficiais de cartórios extra-judiciais (como o de Notas e Protesto) consiste apenas na entrega da notificação da existência de débito, e não faz contato por telefone. Todo e qualquer pagamento somente pode ser realizado DIRETAMENTE no cartório, mediante recolhimento de emolumentos, e não em contas bancárias pessoais.

Em Rio Claro, esse tipo de golpe vem aumentando dia-a dia, com diversos registros no Procon.

O orgão de defesa do consumidor informa que a lista com telefones e endereços de todos os cartórios pode ser encontrada no site da AnoregSP (www.anoregsp.org.br).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 297 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal