Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/08/2009 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudes bancárias através da Internet disparam com a crise

Por: Sandra Almeida Simões

A Polícia Judiciária revela que o valor perdido em ‘phishing’ nos primeiros meses de 2009 já atinge 1,8 milhões de euros.

As fraudes na Internet envolvendo contas bancárias estão a disparar. E os burlões não querem saber qual o montante nas contas. Todas servem para os crimes que envolvem muitas vezes a lavagem de dinheiro, situação que está a agravar-se com a crise, explicou ao Diário Económico o inspector-chefe da Polícia Judiciária, Rogério Bravo.

Desde o início do ano, só em Lisboa já se perderam em fraudes 1,8 milhões de euros, mais 20% do que no período homólogo.

‘Phishing'

O acesso ilícito das contas bancárias, através da Internet, é designado por ‘phishing'. Esta fraude caracteriza-se pela "infecção dos sistemas informáticos com um programa malicioso que intercepta e grava as comunicações que passam no interior do sistema e simula ‘sites' legítimos", diz o inspector-chefe da Polícia Judiciária, Rogério Bravo. Assim, o cliente é induzido em erro quanto à veracidade do site e levado a indicar de forma voluntária dados de segurança bancária. "A partir daí, há uma diversidade de situações que revela adaptabilidade dos criminosos às sucessivas implementações de segurança".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 321 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal