Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/01/2007 - Jornal da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Hackers desviam R$ 7,5 mil de empresário

Por: Diovana Miziara


A Internet transformou-se em um veículo de comunicação essencial para a população. Sem ela muitas pessoas não conseguem trabalhar, estudar e até mesmo se divertir. Mas, com ela, surgem também pessoas interessadas em se aproveitar da desinformação de alguns usuários. Os hackers, como são chamados, são responsáveis por clonar páginas de sites idôneos, distribuir vírus na rede e roubar senhas dos usuários.
Foi o que aconteceu com o empresário Aguinaldo Correa de Oliveira. Ele e apenas dois funcionários de sua empresa usavam a Internet para conferir o saldo bancário da conta de sua empresa. Aguinaldo percebeu que alguém havia sacado dinheiro da conta. "De uma hora para outra começaram a aparecer saques na conta sem que nós tivéssemos retirado", afirma.
O empresário procurou o banco; entretanto, o estabelecimento bancário não conseguiu identificar quem fez os saques. A única certeza era de que o empresário não era o responsável pelo rombo na conta. "Foram cinco saques num total de R$ 7.500,00. A única coisa que sabemos é que uma das retiradas foi efetuada em uma casa lotérica, em Brasília", diz.
O banco ressarciu o empresário, mas ficou com o prejuízo.
Depois de ter trocado todas as senhas e restringido o acesso de pessoas da empresa na conta, ele continua utilizando a Internet para fazer transações bancárias. Conforme enfatiza Aguinaldo, "Não dá para trabalhar sem Internet. No banco é muito demorado".
Os golpes são cada vez mais freqüentes, alerta o técnico em informática Oswaldo Romano Borges Júnior. Ele explica que em Uberaba a maior parte dos seus clientes já foi lesada, de alguma forma, através da Internet. "Os hackers se utilizam da engenharia social. Eles jogam uma isca para que o usuário caia e pegam as informações. É um estelionato", informa.
Os estelionatários clonam páginas de banco e através dela pegam senhas dos usuários e conseguem acessar as contas de terceiros. "Ao entrar numa página clonada eles pedem todas as informações e depois sempre dá erro; você não consegue acessar a conta", diz.
Para tanto, alerta o técnico, o ideal é que todos os usuários verifiquem as informações que o site está oferecendo para ver se é confiável ou não. "Perigo sempre vai existir. Temos que primar pela segurança", frisa.
Além dos golpes bancários, as compras na Internet também são motivos de golpes. Oswaldo alerta: "Você precisa observar sempre de quem está comprando. Se é uma pessoa idônea, quais as informações que pode obter a respeito dela", orienta.
Muitas pessoas efetuam a compra e nunca recebem o produto. E não têm para quem reclamar. "Esses estelionatários não deixam pistas, é difícil encontrá-los", ressalta.
Algumas atitudes simples podem evitar que o internauta caia em fraudes e golpes na web. Confira as dicas passadas pelo técnico:
• E-mails desconhecidos não devem ser abertos;
• Páginas que sempre prometem alguma coisa ao internauta não devem ser clicadas, esta é uma maneira de chamar atenção;

• Páginas com conteúdos pornográficos normalmente vêm carregadas de vírus;
• Os bate-papos instantâneos, como o MSN, estão espalhando vírus na web. Quando aparecer algum link na conversa, este não deve ser acessado;
• Nenhuma página de banco pede de uma só vez todos os dados da pessoa. Em cada página ele pede um dado. Por exemplo: em uma página pede o usuário, na página seguinte, a senha. Nunca todas as informações em uma só página;
• Nos sites dos bancos existe um cadeado de segurança que aparece abaixo no lado direito da tela;
• Sites de bancos também devem iniciar com https. O "s" quer dizer que é um site seguro para ser navegado;
• Páginas clonadas normalmente contêm erros de português;
• As pessoas devem ter atenção redobrada e sempre ler todas as informações.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 416 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal