Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/07/2009 - A Tribuna Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsificação de receituários médicos exige cuidados


A prisão de um homem, em Santos, sob a acusação de possuir objetos destinados à falsificação de receituários médicos, chamou atenção para um problema: a facilidade de falsificar carimbos e atestados médicos. Segundo o responsável pelo Conselho Regional de Medicina (Cremesp) em Santos, Luiz Flavio Florenzano, esse tipo de fraude “é mais comum do que se imagina” e, além de representar perigo aos pacientes, prejudica também os profissionais da Saúde.

Receituários de drogas para fisiculturismo e de psicotrópicos são fraudes comuns, segundo Florenzano. Além disso, atestados para licenças médicas e até para aposentadorias também são golpes praticados.

“Hoje em dia qualquer um vai na esquina e faz um carimbo”, argumenta o responsável pelo Cremesp em Santos. “Mas o carimbo não é a identidade do médico. O carimbo é apenas uma burocracia, não é o médico”.

Além de inventarem números de registros, os golpistas também utilizam carimbos roubados ou furtados, ou números de profissionais já falecidos. “Mas quando o médico morre, o número morre com ele”, explica Florenzano.

Além de recomendar que os funcionários das farmácias fiquem atentos aos receituários, Florenzano indica que sempre que houver qualquer dúvida sobre um médico, o ideal é consultar o Cremesp.

Há três anos o órgão vem realizando o recadastramento dos profissionais, como uma das medidas de diminuir fraudes. No site do Conselho (www.cremesp.org.br) é possível pesquisar informações sobre os médicos. Em muitos casos há até a foto do profissional, o que facilita a identificação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 216 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal