Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/07/2009 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

BC aprova normas para combate à lavagem de dinheiro

Por: Fernando Nakagawa


BRASÍLIA - O Banco Central (BC) anunciou hoje que aprovou circulares com regras e normas para aprimorar a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, que foram consolidadas em uma única legislação. As medidas que aumentam o poder de fiscalização do BC e outros órgãos do governo seguem recomendação do organismo multilateral Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi).

Em nota divulgada hoje, a autoridade monetária informa que foi universalizada a regra que identifica clientes do sistema financeiro como "pessoa politicamente exposta". A partir de agora, todos os clientes de instituições financeiras estarão sujeitas a essa regra, que se limitava basicamente a políticos, dirigentes de autarquias e estatais e membros do Judiciário.

Pela nova regra, as operações financeiras de todos os clientes devem ser estruturadas de forma a permitir a identificação da "origem dos recursos das operações das pessoas e beneficiários efetivos". As transações também são expostas à avaliação para ser "considerada a compatibilidade das operações com o patrimônio constante dos cadastros respectivos". A medida também determina que as ordens de pagamento internacionais devem ter informações mais detalhadas, como nome e documento de identificação das partes envolvidas, endereço e conta bancária.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 224 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal