Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/07/2009 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF faz operação contra fraudes em empréstimos no RS

Operações podem ter envolvido cerca de R$ 1 milhão. Polícia cumpre também 12 mandados de busca e apreensão.

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (21) quatro mandados de prisão em Bagé, no Rio Grande do Sul, de suspeitos de fazerem parte de um esquema que fraudava empréstimos. A fraude pode ter envolvido cerca de R$ 1 milhão junto à Caixa Econômica Federal (CEF), em empréstimos acessados de maneira fraudulenta por cerca de cem pessoas.

De acordo com a PF, as operações tiveram início em maio, após receber informações da Caixa sobre um possível esquema criminoso montado para obter vantagem financeira indevida. O objetivo seria “desestruturar três organizações criminosas voltadas para a captação de pessoas de baixa renda e intermediação de empréstimos/financiamentos bancários”.

Os suspeitos, segundo a Polícia, obtinham declarações de imposto de renda com identidades falsas prestadas à Receita Federal do Brasil. A principal fonte de recursos seria o financiamento para aquisição de materiais de construção. Este financiamento permite à pessoa autorizada comprar materiais de construção em lojas conveniadas com a CEF. A operação é isenta de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e tem taxa de juros menores do que as similares.

Além disso, os suspeitos também teriam se aproveitado de empréstimos pessoais e da abertura de contas correntes com limites (cheque especial). Ainda segundo a PF, os suspeitos cooptavam pessoas humildes, para as quais e confeccionavam uma declaração de imposto de renda de pessoa física ou contracheques falsos. Após a abertura de conta, a senha era entregue aos suspeitos.

Além das prisões preventivas, a PF realiza também 12 mandados de busca e apreensão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 221 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal