Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/07/2009 - W News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Tentativas de fraude na internet brasileira caíram no segundo trimestre de 2009


São Paulo – A web brasileira fechou o segundo trimestre de 2009 com menos incidentes, revela pesquisa do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil Cert.br, ligado ao Comitê Gestor da Internet no país. Foram registradas entre abril e junho cerca de 80 mil ocorrências, com decréscimo de 63% em relação com o trimestre anterior. Porém, volume é 80% maior que o reportado na mesma época em 2008.

Um dos maiores responsáveis pelo declínio foi a queda no número de notificações de eventuais quebras de direitos autorais, por meio da distribuição de material em redes P2P.

Esta categoria apontou uma redução de 68% na quantidade de ocorrências em relação ao trimestre anterior, mesmo embora represente 89,53% do total de tentativas de fraudes reportadas.

Com isso, as notificações de tentativas de fraudes que totalizaram 60.041 apresentaram um decréscimo de 65% em relação ao trimestre anterior.

O número geral de notificações de páginas falsas de bancos (phishing tradicional) manteve-se estável com relação ao trimestre anterior, porém, apresentou um aumento de 176% em relação ao segundo trimestre de 2008.

Menos cavalos de Tróia

Já as notificações sobre cavalos de Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, continuaram caindo, sofrendo um decréscimo de 12% em relação ao primeiro trimestre de 2009 e de 49% em relação ao mesmo período de 2008.

Mesmo assim as tentativas de fraude financeira com uso de cavalos Tróia continuam sendo mais freqüentes do que as que utilizam páginas falsas.

Também foi registrado aumento de 15% das notificações de ataques a servidores Web em relação ao mesmo período de 2008. Estes ataques exploram vulnerabilidades em aplicações de internet e, em alguns casos, visam a hospedagem de cavalos de Tróia, utilizados em fraudes ou páginas falsas de instituições financeiras. Com relação ao primeiro trimestre de 2009 o crescimento foi de 27%.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 294 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal