Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/07/2009 - Olhar Direto / Folha Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude eletrônica usa Plano de Previdência da Caixa Econômica para roubar dados


Uma nova fraude eletrônica utiliza a identificação falsa da Caixa Econômica Federal com uma falsa oferta de um Plano de Previdência no valor de R$ 10 mil.

A mensagem chega aos usuários por meio de e-mail, e induz ao clique em links para um software malicioso (ou malware), cujo objetivo pode ser modificado caso haja a instalação do aplicativo fraudulento, segundo informou um especialista consultado pela Folha Online.

"Informamos que foi sorteado pelo seu CPF/PIS através da extração Loteria Federal n. 1582 deste final de semana; onde Vsa. participou e ganhou juntamente com outros 5 contemplados a um Plano de Previdência no valor de R$ 10.000 mil reais", diz a mensagem, para, em seguida, indicar dois links.

"Ao clicar no link, o usuário é direcionado para um site, no qual automaticamente é baixado para a máquina do usuário o "visualizar.scr" que, ao ser executado na máquina, abre uma página conhecida para tentar não levantar suspeitas", afirma Eduardo Godinho, especialista em segurança da empresa Trendmicro.

"Porém, a real ação do malware não pode ser verificada, pois o site do qual ele tenta baixar um segundo malware está limpo", afirma ele. "Mas ele mostra que, ao ficar ativo, também deixa uma porta aberta para que o atacante atualize o malware quando quiser e, assim, mude a ação desse malware."

Segundo Godinho, a principal recomendação para o usuário final é a de "que ele não clique em links que ele não conhece. Em um caso desses, vale novamente o ditado 'quando a esmola é demais, desconfie'".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 245 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal