Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/07/2009 - Gazeta do Sul Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Em Vera Cruz, o alerta é contra as cédulas falsas

Por: Ricardo Düren


Um possível derrame de cédulas falsas tem gerado preocupação em Vera Cruz desde a metade do mês passado. No período, pelo menos 25 notas de R$ 50,00 falsificadas apareceram no município. O caso foi encaminhado à Polícia Federal.

Conforme o delegado Régis Gomes dos Santos, da Polícia Civil, as notas apareceram em duas ocasiões. Doze cédulas foram repassadas à copa de uma festa realizada dia 14 de junho no Parque de Eventos, no Bairro Araçá. Outras 13 surgiram em um encontro de sociedades de damas realizado no último dia 5 no Clube Juventude de Linha Henrique D’ávila.

Régis revela que as notas se assemelham muito às verdadeiras. No entanto, apresentam falhas no chamado registro coincidente – os desenhos das armas nacionais na frente e no verso não se apresentam exatamente um sobre o outro, como nas cédulas reais. Além disso, a fita magnética das falsificações é uma impressão, não apresentando volume. Segundo o delegado, o material foi remetido à Polícia Federal.

O primeiro passo da PF é encaminhar as cédulas para perícia, conforme explica o delegado federal Luciano Flores de Lima, da delegacia de Santa Cruz do Sul. Segundo ele, se os peritos constatarem que as notas são bastante parecidas com as verdadeiras, a PF abrirá inquérito relativo ao crime de moeda falsa. Por outro lado, se as falsificações forem classificadas como grosseiras, o caso passa a ser considerado estelionato e retorna para a Polícia Civil. Por enquanto, não há suspeitos.

FIQUE ATENTO

Contra a luz, os círculos das armas nacionais na frente e no verso (assinalados pelas setas) aparecem exatamente um sobre o outro, fato chamado de registro coincidente. O mesmo não ocorre com as notas falsas que apareceram em Vera Cruz.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 253 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal