Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/07/2009 - Agência Lusa Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Notas de euro falsificadas aumentam 17% no 1º semestre


Frankfurt, 13 jul (Lusa) - O número de notas falsas de euros apreendidas aumentou nitidamente no primeiro semestre de 2009, anunciou nesta segunda-feira o Banco Central Europeu (BCE).

No total, 413 mil notas foram retiradas da circulação, o que representa um aumento de 17% em relação ao segundo semestre de 2008.

Segundo o BCE, o aumento está totalmente relacionado a uma maior propagação "de classes de fraudes" - ou seja, séries de notas falsas tendo a mesma origem - já conhecidas, e não a criação de novas.

No final de junho, uma importante apreensão foi feita na Bulgária. A polícia deteve 17 supostos falsários e apreendeu por 400 mil euros em notas falsas, destinadas aos vários países da União Europeia.

Em fevereiro, foram os alegados dirigentes de uma rede suspeita de ter inundado o mercado europeu de notas falsas de 100 euros que foram detidos em Belgrado, capital da Sérvia.

Comparado ao número de notas verdadeiras em circulação, 12,5 bilhões, o número de notas falsas continua modesto, afirma a instituição. As notas de 20 e 50 euros são as campeãs de falsificação, com 48,5% e 34% do total.

A esmagadora maioria das notas falsas (mais de 98%) foi aprendida nos dezesseis países da zona euro, cerca de 1% em Estados membros da União Europeia, e menos de 0,5% em outras regiões do mundo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 249 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal