Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/07/2009 - V News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia orienta sobre golpes aplicados pelo telefone ou via mensagem de celular

Sempre que receber algum tipo de comunicado diferente, desconfie, procure saber mais.

Cada vez é mais comum recebermos ligações, correspondências ou até mensagens de celular com falsas promessas. Em Taubaté, uma moradora soube que foi premiada com uma casa, mas descobriu que toda a história era mentira. Nesses casos, a polícia orienta as pessoas a procurarem uma delegacia.

Assim que recebeu a mensagem no celular, a dona de casa Joseana da Silva ficou entusiasmada, pois a mensagem mostrava que ela havia ganho uma casa em uma promoção, e que deveria ligar para um número de telefone. Na mesma hora ela resolveu ligar. “Estava indo levar meu marido no médico quando recebi a mensagem e na hora peguei celular e liguei. Pediram para ligar no fixo. Perguntei o que era, mas disseram que era para ligar no fixo, para não gastar crédito, começaram a falar gíria e dizer que não era para ligar do fixo. Achei estranho e mostrei para meu marido, coloquei no viva voz e na hora ele falou pra desligar que era trote.”

O diretor de negócios Célio Matos também foi vítima de um golpe. Ele recebeu uma correspondência de um escritório de advocacia supostamente de São Paulo, cobrando uma dívida com uma empresa de telefonia. A conta em atraso era de dezembro de 2004, no valor de R$28,50. “A empresa me mandou o boleto de cobrança, mas como não tinha o número de telefone indicado no papel, resolvi procurar o Procon que mandou uma carta para a Embratel pedindo mais detalhes”, disse.

Depois de dois meses, ele teve uma resposta da Embratel para que desconsiderasse o pagamento. Em fevereiro deste ano, ele recebeu outra cobrança, dessa vez de uma conta de luz da Eletropaulo. Só que dessa vez, o comunicado veio pelo telefone e pela mesma empresa.

A polícia orienta como agir em situações como essa: sempre que receber algum tipo de comunicado diferente, desconfie, procure saber mais. “É importante que elas façam denúncia, registrem ocorrência, com base nisso podemos investigar. A polícia não sabendo não pode combater. A partir do BO, levantamos números usados, para que a gente possa judicialmente pedir a quebra do sigilo telefônico dessas linhas e identificar as antenas que eles usam, pois sem a informação do BO, nós não sabemos o que acontece”, disse o delegado da DIG, Marcelo Duarte.

A Embratel informou que não terceiriza serviços de cobrança e não envia e-mails para cobrar dívidas dos consumidores. Nenhum representante da Eletropaulo e do suposto escritório de advocacia foi localizado para falar sobre esse tipo de golpe. Estelionato é crime, e a pena varia de 1 a 5 anos de reclusão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 622 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal