Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/07/2009 - Rádio Grande FM Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Anvisa lança cartilha sobre medicamentos falsificados


Para evitar e combater o uso pela população brasileira de remédios falsificados, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) lançaram uma cartilha com informações sobre o tema. A publicação alerta sobre cuidados que o consumidor deve tomar para evitar a compra de remédios falsos ou sem autorização de comercialização.

Nos medicamentos originais, por exemplo, a embalagem do produto deve informar o registro do material (um código de 9 a 13 dígitos que sempre começa com o número 1); a embalagem precisa estar lacrada e em bom estado de conservação; e o número do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) deve estar presente, entre outras determinações.

Outro alerta: nunca compre medicamentos em feiras, camelôs e pela internet. A comercialização deve ser feita pelas farmácias e drogarias autorizadas pela agência. De acordo com o documento, os medicamentos falsificados mais comercializados e/ou apreendidos são os para disfunção sexual, emagrecimento, anabolizantes e os remédios com efeito abortivo.

O trabalho que vem sendo feito pelas autoridades brasileiras na área é reconhecido internacionalmente. O país é coordenador do Grupo de Trabalho de Combate à Falsificação de Medicamentos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Além do DPDC e da Anvisa, as ações contam com a colaboração das polícias Federal, Civil e Rodoviária Federal e da Receita Federal. Informações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 0800 61 1997 ou pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 309 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal