Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/07/2009 - Jornal do Comércio Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Banrisul eleva segurança a clientes

Por: Patricia Knebel


A partir de agosto o Banrisul inicia a migração dos cartões dos seus três milhões de clientes para o modelo com dispositivo de certificação digital. A expectativa é de que em um ano a maior parte deles já esteja usando a nova tecnologia e em três anos o processo esteja totalmente concluído. O banco é o precursor do País dessa iniciativa, que começa agora a ser seguida pelo Banco do Brasil e pela Caixa. "Há uma tendência muito grande da migração dos serviços públicos para a internet e o principal desafio do governo e das empresas é que isso chegue a toda população de forma segura", afirma o presidente do Banrisul, Fernando Lemos.
O principal objetivo esperado é uma maior segurança no reconhecimento da identidade do portador do cartão. Os funcionários e estagiários da companhia, cerca de 11 mil pessoas, já estão utilizando o cartão para testar os serviços. As grandes redes de varejo também estão tendo que adaptar seus sistemas para reconhecerem o cartão.
No dia-a-dia do banco, sempre que desejam acessar os seus computadores, por exemplo, os colaboradores precisam colocar seus cartões em um leitor. Os mesmos cuidados são tomados ao enviar mensagens. "Hoje é possível mandar um e-mail com a data de 22 de abril de 1500 se o usuário desejar. E-mail seguro só com assinatura digital', observa o vice-presidente e diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Banrisul, Rubens Salvador Bordini. A certificação digital foi o tema central do 2º Fórum Internacional de TI Banrisul, realizado em Porto Alegre.
Nas transações pela internet, os clientes que possuem o cartão já podem realizar transações sem limites de valores, o que não acontece nas outras instituições financeiras. Essa facilidade só é possível porque o banco tem confiança da identidade da pessoa que está realizando a operação, em função da certificação. Cerca de 300 mil clientes da instituição possuem equipamento leitor do cartão - que custa cerca de R$ 25,00 - e o cartão com certificação digital para transacionar na web. A maior parte é do segmento corporativo.
De posse da certificação, a ideia é que centenas de aplicativos possam ser agregados ao cartão. No Estado, o Banrisul está trabalhando em parceria com a Procergs e com a Autoridade Certificadora RS (AC-RS) para que todos os funcionários públicos possam assinar documentos eletronicamente. Já para os clientes da instituição financeira, a tecnologia no futuro vai permitir o acesso a cerca de 700 serviços de governo eletrônico. As pessoas poderão, das suas casas, marcar consultas médicas na rede pública, registrar ata na Junta Comercial, matricular os filhos nas escolas ou modificar o endereço para entrega do documento do carro.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 283 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal