Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/12/2006 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Criminosos fazem "vestibular" para formar hackers do futuro


Representantes do crime organizado passaram a contar com o prestígio de algumas instituições de ensino para recrutar seus ajudantes do universo virtual. Segundo um estudo global da empresa de segurança McAfee, os criminosos procuram os melhores alunos de importantes cursos ligados à tecnologia de informação, a quem ensinam “táticas de guerra” do crime virtual.

O objetivo é utilizar o conhecimento desses estudantes e sua intimidade com a tecnologia para realizar invasões de sistemas, desenvolver códigos para roubo de dados e cometer crimes na internet em escala massiva. A McAfee confirma que a estratégia também é utilizada no Brasil.

Com essa tática, os criminosos conseguem recrutar internautas bastante jovens para suas quadrilhas -- alguns dos membros, estes ainda não graduados em cursos de tecnologia, chegam a ter 14 anos de idade. Os principais motivos que atraem essas pessoas para o crime virtual são o status de celebridade que eles conquistam com suas ações, promessa de ganhos financeiros e também menos riscos do que aqueles associados aos crimes tradicionais.

"As fraudes virtuais saíram da infância e passaram a ser um grande negócio", afirmou Greg Day, analista de segurança da McAfee. "Os empreendedores do crime podem ganhar dinheiro rápido com muito pouco risco, e, percebendo isso, suas ocorrências estão aumentando”, continuou.

O relatório Criminológico Virtual da McAfee, com essas informações, está em sua segunda edição. Ele foi desenvolvido com subsídios das principais unidades de combate ao crime de alta tecnologia da Europa e da polícia federal norte-americana (FBI, na sigla em inglês).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 362 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal