Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/12/2006 - administradores.com.br / InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudes corporativas: esquemas não são totalmente conhecidos, mas geram perdas


Apesar da divulgação maciça de diversos escândalos em empresas mundiais, as fraudes no mundo corporativo ainda não são facilmente identificadas, fato comprovado por recente pesquisa realizada pela Bouchinhas & Campos + Soteconti Auditores. O estudo mostra que apenas 21% dos 250 entrevistados afirmam ter convivido com fraudes em suas empresas.

O baixo índice, aponta a pesquisa, se deve a tendência de relacionar fraudes apenas com apropriação indevida de ativos, na qual se incluem, por exemplo, os esquemas em folhas de pagamentos e desvios de caixa. No entanto, essas irregularidades podem ser associadas também à corrupção, que abrange a propina e o suborno, práticas comuns em ambientes de trabalho e difíceis de serem descobertas, pois não aparecem nos livros das empresas.

Prevenção
Outra prática relacionada à fraude, segundo o levantamento, está nas demonstrações financeiras, que podem abranger apropriação de receitas fictícias e omissão intencional de passivos.

O relatório recomenda a adoção de medidas preventivas para diminuir o risco de ocorrência de esquemas fraudulentos nas empresas. Entre elas, estão o aprimoramento dos processos seletivos e de contratação dos funcionários; implantação de um canal formal de denúncias, que garanta a investigação das suspeitas e o sigilo de quem denunciou; adoção de rígidos padrões éticos, que devem ser difundidos entre todos os colaboradores.

Por fim, o estudo alerta que investir na prevenção de fraudes é a melhor saída para evitar problemas futuros e manter a saúde financeira da empresa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 413 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal