Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/06/2009 - Deutsche Welle Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Campanha ensina jovens alemães a navegar na internet com segurança

Por: Marcel Fürstenau e Nádia Pontes

Jovens normalmente usam a internet sem tomar cuidado. As armadilhas da internet são numerosas e invisíveis. Uma campanha lançada pelo governo da Alemanha quer incentivar os adolescentes a navegar com segurança.

"Consulte o médico ou o farmacêutico para obter informações sobre os riscos e efeitos colaterais." A frase, que aparece nos comerciais de remédios, é conhecida na Alemanha e, um pouco modificada, também poderia ser usada para advertir quem navega pela internet.

A rede global de computadores esconde muitas armadilhas que são, na maioria das vezes, invisíveis. Os jovens que usam redes de relacionamento como Facebook ou SchülerVZ, muito populares na Alemanha, podem se transformar em vítimas e viver consequências desagradáveis. Mas com algumas medidas básicas é possível se proteger.

Assim como uma caixa de medicamento, a campanha Watch your Web! pretende dar instruções para uma navegação segura. A ideia partiu do Centro Técnico de Trabalho Juvenil Internacional (IJAB), com recursos financeiros do Ministério da Proteção ao Consumidor e do Ministério da Família.

A internet exerce um grande fascínio sobre as pessoas – e não há problema quando se navega com responsabilidade. Muito adolescentes que participam de redes sociais como SchülerVZ ou Facebook contam que já sofreram ataques virtuais.

Alguns dos casos relatados envolvem insultos pessoais, mentiras e falsificação. Uma pesquisa feita pelo Centro Educacional de Mídia Süd-West revelou que um em cada quatro jovens entre 12 e 19 anos já passou por experiência semelhante.

Lições fáceis

Para alertar as pessoas sobre os perigos da internet, os criadores da campanha Watch your Web! misturaram um pouco de diversão e educação. Spots descontraídos falam sobre os cuidados na hora de navegar no mundo virtual.

As conversas envolvem adolescentes e reproduzem diálogos comuns, característicos da idade. Um exemplo é o bate-papo entre duas colegas de escola. Uma delas confessa estar apaixonada por um garoto que já tem namorada. É claro que um segredo como esse pode ser facilmente revelado. Mas também pode ganhar proporções maiores se for colocado na internet.

Outro personagem da campanha, um diabinho virtual, lembra os usuários que divulgar na internet informações sobre a vida pessoal pode ser muito perigoso. "Você sabe quem mais está lendo o que você coloca na internet? Watch your web!" é uma das frases de alerta.

Perigo desconhecido

Normalmente, o usuário não sabe a quais riscos está exposto. Em chats, é possível iniciar uma conversa com pessoas identificadas apenas por nicknames, como "George 66" ou "Coruja da Internet". Também no Facebook ou no SchülerVZ podem estar listados "amigos" que não fazem parte do círculo real de amizades do usuário.

E assim falsos amigos podem estar em poder de informações pessoais que não lhes dizem respeito. A campanha Watch your Web! chama a atenção para a existência do usuário anônimo, aquele que não se sabe quem é de verdade. Para isso, foram criados spots que contam experiências de quem passou por situações complicadas.

Casos reais

Anna, uma estudante de Berlim, conta que se surpreendeu quando a sua foto apareceu duas vezes na plataforma SchülerVZ. Um impostor tinha todos os dados iguais ao dela. "Na escola, eu descobri que um colega da minha classe copiou minha conta do SchülerVZ. Ele usou minha conta por três meses. Minhas amigas sempre mandavam mensagens para essa conta falsa, contavam por quem estavam apaixonadas, etc. Nós ficamos indignadas que o impostor sabia de tudo que a gente escrevia" contou Anna. "A sorte foi que ele nunca espalhou o que lia", finalizou.

Johann, que também participa da campanha, disse sentir-se mais seguro agora do que antes ao navegar na internet. "Eu também estou em vários desses sites e agora observo o que posso alterar na opção de preferências pessoais. Por exemplo, eu desativei a função que permite a outras pessoas me encontrarem pelo Google. Somente pessoas que fazem parte da minha rede podem me encontrar."

"A internet não esquece nada", avisa uma das mensagens da campanha Watch your web!. Além dos spots publicitários, a partir de julho será distribuído para estudantes e jovens um guia de uso seguro da internet.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 298 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal