Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/12/2006 - O Globo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Empresa alerta para tentativas de seqüestro de e-mails


RIO - Os criminosos cibernéticos estão aperfeiçoando os tipos de ataques virtuais e de ações para roubar dados dos usuários de internet, alertou a consultoria de segurança Websense nesta sexta-feira. A companhia divulgou um alerta sobre os recentes seqüestros de e-mails registrados em serviços gratuitos de mensagens.

Segundo a consultoria, quando os usuários entram em suas contas de webmail, encontram todos os seus contatos e e-mails das caixas de itens enviados e recebidos apagados. No lugar das mensagens e da agenda de contatos pessoais, os internautas se deparam com apenas uma mensagem, deixada pelo cracker - hacker especializado em roubo eletrônico de informações financeiras e pessoais - juntamente com pedido de resgate em troca da devolução dos dados.

A mensagem deixada pelos crackers, em espanhol, era "se você quer saber onde seus contatos e seus e-mails estão, pague o resgate ou, se preferir perder tudo, então não escreva logo!", descreveu a Websense.

A constatação da Websense foi realizada junto a usuários do Hotmail, mas é possível que usuários de outros serviços de webmail sejam afetados pela mesma fraude.

De acordo com a empresa, que não revelou o número de vítimas da tentativa de extorsão, os internautas avaliados haviam consultado a base de dados de seus e-mails do Hotmail a partir de um cybercafé.

A Hotmail não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Mais detalhes sobre a tentativa de extorsão e dicas de como evitar a ação podem ser conferidos no site da Websense (
http://www.websensesecuritylabs.com/alerts)

Esta semana a empresa de segurança McAfee também alertou para os riscos que usuários correm ao realizar buscas por termos aparentemente inofensivos na internet. Às vésperas da chegada de 2007, analistas também alertam para os principais alvos de gangues cibernéticas no próximo ano: telefones celulares, programas de mensagens instantâneas e redes virtuais como o MySpace.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 400 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal