Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/06/2009 - Jornal de Negócios Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

BES perde processo contra BDO International

Por: Lucia Crespo


A BDO International, auditora multinacional que o BES colocou em tribunal por não ter detectado a fraude cometida na ES Bankest, empresa financeira apoiada pelo grupo português, não foi considerada co-responsável pelos danos causados à companhia de Ricardo Salgado.

O caso remonta ao início da década, altura em que o BES tinha uma participação maioritária na ES Bankest, empresa de ‘factoring' de Miami, vítima de uma fraude de 124 milhões de euros. Vários elementos da equipa de gestão foram presos e a empresa foi à falência.

O BES decidiu, então, colocar um processo em tribunal contra a BDO Seidman (subsidiária da BDO Internacional) responsável pela auditoria da ES Bankest. Em 2007, o banco liderado por Ricardo Salgado foi indemnizado em 521 milhões de dólares.

O advogado do BES, Steven Thomas argumentou que o banco havia confiado na capacidade da BDO Seidman de auditar as transacções da Bankest e pediu uma indemnização compensatória de 124,5 milhões de euros e sanções compensatórias até 374 milhões de euros.

Depois de ter ganho o processo contra a BDO Seidman, o BES intenta uma acção contra a casa-mãe BDO International, solicitando a sua co-responsabilização no caso. Em Março de 2008, o tribunal de recurso de Miami aceitou o pedido do BES, cujo processo teve início este mês.

Ontem, o juiz John Schlesinger, do tribunal de Miami, considerou que a BDO International não é co-responsável no caso ES Bankest, noticiou a Bloomberg.

Steven Thomas lamenta a sentença do juiz. “Deveria ter sido dada a oportunidade ao júri de decidir sobre a co- responsabilidade da BDO International”, salientou.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 488 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal