Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/06/2009 - Época Negócios Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Instituto Ethos, CGU e Unodc lançam manual para combater corrupção

Por: Elisa Campos

O manual pretende orientar as empresas sobre como proceder para reduzir e coibir a corrupção em seus estabelecimentos.

O Instituto Ethos, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) criaram um manual com o objetivo de auxiliar as empresas a combaterem a corrupção. Batizado de “A Responsabilidade Social das Empresas no Combate à Corrupção”, o documento foi lançado nesta terça-feira (16/06), na Conferência Internacional do Instituto Ethos, no Hotel Transamérica, em São Paulo.

O manual pretende orientar as empresas na adoção de boas práticas. Entre os temas abordados pela publicação estão: suborno, presentes, caixa dois, sonegação, lavagem de dinheiro e corrupção indireta. O manual discute ainda sobre os tratados internacionais contra a corrupção, iniciativas de organizações internacionais para a integridade das empresas e responsabilidade no financiamento público, entre outros.

“No Brasil, a corrupção não faz parte da cultura, como alguns pensam. Ela pode ser combatida. Ela prolifera, entre outras coisas, devido a leis erradas, como a exacerbação do princípio da presunção da inocência. A lei brasileira permite que uma pessoa fique solta até que todos os recursos sejam esgotados. E isso pode se alongar por 20 anos”, diz Jorge Hage, ministro-chefe da CGU.

Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, acredita que o Brasil já evoluiu no combate à corrupção. “Se não podemos dizer que ela já diminuiu, ela se tornou mais transparente. Antes, não tínhamos noção do grau de corrupção no país”, diz. “As empresas não são corruptas, quem é são as pessoas”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 224 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal