Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

16/06/2009 - O Globo Online / Reuters Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF prende 22 em esquema que envolveria frigoríficos

Por: Camila Moreira


SÃO PAULO (Reuters) - A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira 22 suspeitos de participar de um suposto esquema ilegal que envolveria empresários da indústria de carne bovina e de laticínios, além de funcionários públicos e fiscais federais.

Entre as empresas investigadas estão, segundo as autoridades, o JBS , maior empresa do setor de carne bovina do mundo, e o frigorífico Margen, que está em processo de recuperação judicial.

Segundo o procurador da República Reginaldo Trindade, que conduziu a investigação pelo Ministério Público Federal, em parceria com a Polícia Federal em Rondônia, as empresas pagavam a servidores públicos e fiscais para obterem a aprovação de projetos, liberação de produtos impróprios para o consumo ou fora de padrão, entre outras irregularidades.

"O envolvimento (das empresas) era de ter seus interesses favorecidos direta ou indiretamente pelos fiscais da Superintendência (Federal de Agricultura)", disse ele à Reuters.

Ele explicou que no JBS em Porto Velho (RO) havia adição de água à carne para aumento de peso, "situação que já ocorria há muito tempo e simplesmente não era fiscalizada. O fiscal simplesmente não adotava as providências".

"O Margen não tinha a mínima condição para exportar produtos para o exterior e mesmo assim continuava exportando", completou ele.

"Cada empresário acertava diretamente com esses fiscais. Havia casos em que o pagamento era feito diretamente ao superintendente substituto e casos em que pagavam diretamente aos fiscais lotados no próprio frigorífico", disse Trindade.

Outras empresas, como laticínios e curtumes, também estão sendo investigadas, mas Trindade afirmou não ser possível dizer quantas porque a investigação está em andamento.

Procurado pela Reuters, o JBS afirmou que está tomando conhecimento do caso e que se posicionará em seguida. O Margen informou que ainda não foi oficialmente comunicado e que não poderia dar uma posição.

O JBS conta com operações, além do Brasil, nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Argentina.

O Margen passou por dificuldades financeiras em meio à crise financeira mundial e recorreu a um pedido de recuperação judicial. Várias de suas unidades estão paralisadas no momento.

O Ministério da Agricultura informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que apoia a operação e tem interesse que o esquema seja dissolvido. Disse ainda que está colaborando com as investigações.

Segundo a assessoria do MPF, entre os crimes que estariam sendo investigados estão formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa e subtração ou inutilização de documentos públicos.

A operação, batizada de "Abate", cumpriu 15 mandados de prisão preventiva, sete de prisão temporária e 43 de busca e apreensão na sede da Superintendência Federal da Agricultura em Rondônia, na residência de vários investigados e na sede de diversas empresas envolvidas no esquema.

As ações ocorrem em oito Estados e envolvem 250 policiais.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 226 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal