Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/06/2009 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Vítimas de Madoff relatam perdas em cartas 'emocionais' a juiz, diz jornal

Mais de cem relatos contam histórias de perdas e pedem punição 'máxima'. Informação foi divulgada pelo 'The New York Times'.

Mais de cem pessoas que caíram no golpe da "pirâmide financeira" de US$ 65 bilhões realizado pelo financista Bernard L. Madoff enviaram cartas "emocionais" ao tribunal de Manhattan relatando suas perdas e até se oferecendo para falar durante a divulgação de sua sentença, prevista para o dia 29 de junho, informou a edição online do jornal "The New York Times" nesta segunda-feira (15).

Segundo a publicação, quase todas as vítimas pediram em suas cartas que o juiz Denny Chin, que anunciará a sentença a Madoff, que imponha a pena mais severa possível para as sete acusações criminais às quais ele responde.

De acordo com o blog "Deal Book", assinado por Andrew Ross Sorkin, muitas das vítimas da fraude são aposentados que perderam todas as suas economias e tiveram que se mudar para a casa de parentes ou procurar empregos.

Alguns até compararam a data em que o esquema foi revelado à dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

"Sentencie este monstro chamado Madoff à punição mais severa que estiver dentro de suas habilidades", escreveu Randy Baird, um advogado de Nova York. "Nós somos velhos demais para recuperar o que perdemos. Temos que começar de novo", disse.

Alguns relatos expressavam raiva em relação ao órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, a Securities and Exchange Commission (Sec), que teria falhado em descobrir a fraude. Outros compararam Madoff a Adolf Hitler e Saddam Hussein, dizendo que todos eles "aniquilaram milhares" em função de seu próprio ganho.

Uma das vítimas, segundo o jornal, sugeriu ainda ao juiz que ele reduza a sentença de Madoff a cada US$ 1 bilhão do dinheiro escondido que for revelado.

A publicação informa ainda que, segundo o juiz Chin, as vítimas foram informadas de que suas cartas, que incluiam endereços e telefones, fariam parte dos registros públicos sobre o caso.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 238 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal