Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/06/2009 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Tuma diz que bancos atrasam apuração de esquema de fraudes em empréstimos

Por: Cirilo Junior


O corregedor do Senado, Romeu Tuma (PTB-SP) disse nesta segunda-feira que a comissão designada para investigar suposto esquema de fraudes em empréstimos consignados firmados com a Casa vem enfrentando dificuldades para obter informações junto aos bancos. Tuma informou que vai tentar agilizar o processo, cobrando explicações das instituições bancárias sobre a demora no repasse de informações.

"Está havendo dificuldades para se conseguir o contrato dos bancos. Vou cobrar o porquê da demora. Isso não é quebra de sigilo, não se pode considerar quebra de sigilo. Não se vai entrar na conta do funcionário, e sim ver de que forma foi feito o contrato, e se ele facilitava ou não a quebra do regimento interno", afirmou, ao participar, no Rio, de audiência pública promovida pelo Senado sobre a reforma do Código Civil.

O Senado investiga a participação de funcionários da Casa que teriam autorizado operações de crédito com valores superiores aos limite permitido. A margem permitida era de até 30% do salário do servidor. Em alguns casos, foram identificados comprometimentos de até 70% dos vencimentos.

Um dos suspeitos é o ex-diretor de Recursos Humanos, João Carlos Zoghbi, acusado de ter participação em empresas que intermediavam tais contratos. Junto com sua esposa, Denise Zoghbi, é suspeito ainda de usar "laranjas" em empresas que mantém contratos com a instituição.

Atos secretos

Em relação às nomeações por atos secretos na Casa, Tuma comentou que as informações apuradas são "surpreendentes".

Segundo ele, um levantamento detalhado está sendo feito pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), e caso seja apontada presença de senadores no esquema, a corregedoria deverá abrir processo por falta de decoro, resultando até na cassação do mandato.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 222 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal